OPINIÃO DA EDITORA
Imagine as histórias hilariantes, picantes e engraçadas do melhor salão de beleza de Manaus – Messody – contadas pela ótica da cabeleireira Margiana Sena que, segundo ela, “ninguém falava mal da vida alheia. Só escutava.”. O salão que ficava na avenida Eduardo Ribeiro (naquele tempo, uma espécie de Champs Elysées, de Paris), entre as ruas Saldanha Marinho e Enrique Martins, já existia década dos anos 1930, quando ela começou a trabalhar, em 1944. Entrevistei a Margiana, que era nascida em Autazes e a reportagem foi publicada em 2 de abril de 2001.
Outra boa matéria é sobre a jornalista Ana Maria Silva ou Ana Maria Blá, Blá, Blá. Ela, que residiu em Manaus, entre os anos de 1965 e 1974, criou analogismos, subverteu regras, sendo um divisor de águas no jornalismo baré. A entrevista aconteceu no Rio de Janeiro. Ela comentou: “Calderaro (Umberto) queria que eu fizesse uma coluna social, mas sugeri uma coluna de variedades, de moda, cultura, política e, lógico, de sociedade”, Ele gostou da ideia. Essa reportagem foi publicada, originalmente, em 13 de julho de 2008.
Essas e outras histórias, como do Bosco Fonseca, o Arroz; do médico Platão Araujo; do Médico das Canetas; Casamento Que Ninguém Esquece; Marina Nunes; A História da Casa de Rui Machado; O Chapéu de Palha e muito mais, compõem o livro que, segundo o prefácio do acadêmico Zemaria Pinto: “Despretensioso, mas transbordando personalidade – como a autora – Histórias de Vida, da acadêmica Mazé Mourão, é um painel histórico-sociológico-cultural de uma cidade em permanente transformação”. Ficou curioso? Pois bem, Pode pegar o seu exemplar, gratuitamente, na Academia Amazonense de Letras que fica na Avenida Ramos Ferreira, 1009 , centro da cidade. @academiadeletras.am Eu agradeço a atenção.