Manaus,
×
Manaus,

A CPI da Saúde não acabou em pizza?

Segundo o deputado delegado Pericles, "não. O serviço foi concluído com sucesso". Mas, e agora? O envolvidos estão tão caladinhos... Fui buscar as respostas na fonte!


OPINIÃO DA EDITORA

No dia 29 de setembro de 2020 os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encerraram. Há exatamente 1 mês e seis dias.O relatório da CPI foi entregue no dia 16 de outubro. E daí? Também quero saber. Não sei se porque todos estão só pensando nas eleições que acontecem dia 15 de novembro, aqui, no Brasil, e no imbróglio americano, com desfecho favorável, catapultando Joe Binden para a presidência dos Estados Unidos. Enfim, corta para o que realmente interessa… fui direto na fonte. Conversei com o presidente da Comissão, o deputado Delegado Péricles, que respondeu às perguntas que não querem calar. Confere!

Péricles Rodrigues do Nascimento, amazonense e é o seu primeiro mandato político. Foi eleito em 2018 como deputado estadual

PORTALMAZEMOURAO – Depois de 120 dias de CPI da Saúde, qual foi a conclusão da Comissão?

DEPUTADO DELEGADO PÉRICLES – Que a corrupção é real e ainda move a engrenagem da gestão pública do nosso Estado, mas que é possível combatê-la, por meio de trabalho isento, técnico e sério. A CPI da Saúde trouxe à tona casos gravíssimos de desvio de dinheiro público, de beneficiamento ilícito e, ainda, forçou a gestão a adotar novos procedimentos para conter a sangria de verba pública. A CPI despertou a necessidade urgente de haver maior fiscalização por parte de órgãos de controle e polícias e, consequentemente, a punição dos culpados.

PMM – Após finalizado e entregue aos órgãos competentes, quais serão os próximos passos desse inquérito?

DDP – A CPI da Saúde foi precocemente encerrada. Infelizmente não tivemos o apoio da Casa para que ela fosse prorrogada. No entanto, temos entregue toda documentação referente ao nosso trabalho em 120 dias e acompanhado junto aos órgãos de controle toda a movimentação no sentido de dar continuidade à apuração de tantos atos ilícitos. Temos, ainda, nos colocado à disposição para fornecimento de material e, ainda, esclarecimentos sobre o que foi descoberto durante nossas investigações.

PMM – Depois de 120 dias de trabalho da Comissão, o senhor acha que a população vai ver um desfecho que não seja terminar em pizza?

DDP – Acho que muito antes de terminar, a CPI já deu resultados. Afirmo com toda convicção que ela trouxe benefícios e revelou danos ao erário público nunca antes desvendados por órgãos ou outras comissões. Além do desencadeamento de operações, o fim dos processos indenizatórios, a exoneração de gestores públicos suspeitos de envolvimento em atos ilícitos e outras mudanças na gestão estão aí para atestar os resultados que a CPI trouxe para o nosso estado. Com a CPI, a população resgatou sua confiança no combate à corrupção e, ainda, voltou a cobrar mais, exigir mais retorno de quem ocupa cargos de representatividade.

A Comissão Parlamentar de Inquérito ouvindo uma depoente

PMM – E esse suposto dinheiro desviado voltará aos cofres do Estado?

DDP – É pelo o que nós da CPI da Saúde trabalhamos e o que toda a população almeja. A continuidade das investigações e a punição dos reais culpados precisa de fato culminar na devolução de todo o dinheiro público subtraído dos cofres do Estado. Isso depende dos órgãos de controle como MPF e MPE que são os autores da ação penal e podem responsabilizar civil e criminalmente os agentes que cometeram crimes.

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =