Manaus,
×
Manaus,

Censo entre quilombolas e os indígenas

Pela primeira vez , o Censo retratará a população quilombola


OPINIÃO DA EDITORA

VOCÊ SE CONSIDERA QUILOMBOLA – A pergunta é essa. Se a resposta for positiva, o informante deve responder qual o nome de sua comunidade. Com essa resposta, será conhecido o número de quilombolas existentes no País a e que comunidade pertencem. E será possível desagregar os resultados do Censo referentes aos quilombolas, o que permitirá estabelecer comparações com o restante da população.

FOTO: Gilson Mello

INDÍGENAS – Outra novidade trazida pelo Censo de 2022 é o questionário de abordagem em agrupamentos indígenas. Será aplicado em reunião em abordagem  com as lideranças comunitárias e de preferência antes do inicio da coleta domiciliar. Nesse dispositivo deverá constar  os dados de infraestrutura, recursos naturais , educação, saúde e hábitos relativos àquela aldeia ou comunidade.

DESAFIOS PARA O IBGE -Para o Censo 2022  a base territorial dos povos e comunidades tradicionais teve de ser adequada. As mudanças incluem a possibilidade de identificação dos povos indígenas fora dos territórios delimitados oficialmente e a inserção das comunidades e dos territórios quilombolas. Belo trabalho do IBGE. Vamos colaborar, gente!

“QUEM OLHA PARA TRÁS, TROPEÇA. – FICA A DICA

Sextou!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =