Manaus,
×
Manaus,

Amor Garantido


Em 2001, o artista plástico e poeta Rui Machado reuniu algumas poesias e convidou o grande compositor parintinense Inaldo Medeiros para musicar, e assim criar uma forte sinergia. O projeto deu certo e foram feitas 6 composições em homenagem ao Boi Bumbá Garantido. Os arranjos foram concebidos pelo talentoso e saudoso Sidney Rezende. Para completar o brilho do trabalho com um toque inigualável e irrepreensível, só mesmo com a participação de David Assayag, que é a voz da Amazônia, e um dos timbres vocais mais perfeitos do Festival de Parintins. Tudo combinado e acertado, foi executado de acordo com o idealizado, nascendo assim a parceria Rui Machado e Inaldo Medeiros, criando 6 pérolas musicais.

img-20240612-wa0031

Arte: Rui Machado

As toadas nunca estiveram em nenhum CD oficial do Boi Bumbá Garantido e ficaram guardadas por mais de 20 anos. Em 2022 por ocasião da celebração dos 40 anos de pintura e 25 anos de composição musical de Rui Machado, 3 dessas toadas foram incluídas no espetáculo “Acordes Visuais”, no palco do Teatro Amazonas, sendo apresentadas pela Amazonas Filarmônica, arranjos de Gabriel Lima, sob a regência do Maestro Marcelo de Jesus e interpretadas por David Assayag e Márcia Siqueira.

Assim sendo, as outras 3 composições continuaram inéditas e guardadas a sete chaves. Agora em 2024, passado esses mais de 20 anos Rui Machado resolveu apresentar mais um desses trabalhos, pediu ao Marcus Pessoa que criasse um vídeo, lançou no seu canal do YouTube e em suas redes sociais. Me confidenciou ele que não esperava tal repercussão, com mais de 1,5 mil visualizações em pouco tempo, recebendo elogios e parabenizações de amigos e admiradores. Mas Rui faz questão de salientar que todo o resultado é fruto da parceria de todos que participaram para que o trabalho fosse feito.

Agora Rui tem recebido informações de que o trabalho já está sendo executado em algumas rádios amazonenses.

Finalizando, eu recomendo a toada maravilhosa dessa dupla Rui Machado e Inaldo Medeiros, provando assim que a toada, sendo o nosso ritmo oficial, não pode e não deve ser criada apenas para apresentação dos bois no bumbódromo de Parintins.

Para ilustrar meu texto, resolvi colocar a imagem de um trabalho do Rui Machado que hoje faz parte do meu acervo.

Tudo aqui é…

AMOR GARANTIDO.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =