Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Museu da Cidade de Manaus recebe exposição sustentável de Alfredo Borred

Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos, inicia, nesta terça-feira, 19/7, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus, a exposição fotográfica do artista Alfredo Borret, carioca considerado um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa e bolachas de chopp. A exposição segue até o dia 18/8, aberta ao público e com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].

(Foto: Divulgação)

A exposição é o pontapé inicial do projeto “Reciclarte”, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem, na capital amazonense, especialmente para atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do núcleo é ensinar a esses jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio dessa prática, gerar mais renda para a comunidade. O projeto Reciclarte é patrocinado pela multinacional Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, afirmou que a iniciativa mostra como transformar lixo em arte e renda, além de estimular o público a conhecer os espaços culturais da Prefeitura de Manaus. Oliveira ainda explica que a partir do 22/7 serão oferecidas vagas para o workshop de Produção Cultural e Empreendedorismo e para oficinas de Artes Plásticas.

“Vamos iniciar mais um grande projeto em parceria com essa multinacional. A exposição conta com 15 painéis fotográficos, com as técnicas utilizadas de reciclagem do artista e aborda a importância da sustentabilidade no Brasil. Vamos levar a consciência ambiental por meio da arte. Além disso, em Manaus, o projeto irá disponibilizar 50 vagas para o Workshop de Produção Cultural e cem vagas para as oficinas de Artes Plásticas e Workshop sobre Empreendedorismo, que serão oferecidas para jovens entre 18 e 21 anos”, ressaltou.

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Borret observou que, por ser uma cidade turística, havia um volume muito grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Assim, elaborou uma forma criativa e rentável para minimizar o problema e passou a recolher esse lixo e produzir broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros. Para conhecer o projeto, acesse @ecotampas no Instagram.

 “Já retirei mais de 10 toneladas de tampinhas das ruas. Por intermédio da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os microlixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, disse Borret.

Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis”. Também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa PET. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dezesseis =