Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Agendão Cultural: Semana do Quadrinho, Festival Literário, Feira Mística e espetáculos

Confira a agenda de eventos e os locais


De sexta a domingo (26 a 28/04), uma programação repleta de arte e cultura ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui novas exposições, o retorno da Semana Nacional de Quadrinhos, Festival Literário do Centro e Feira Mística.

cultura_flic_divulgacao

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A exposição “II Salão de Humor: Uma Revista à Selva Satírica”, realizada pela Pinacoteca do Estado do Amazonas, acontecerá no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro.

A estreia ocorre na manhã desta sexta-feira (26), às 11h, e segue em cartaz até o dia 20 de maio. Sob a curadoria de Alice Bonates, a exposição apresentará o acervo de Humor da Pinacoteca do Amazonas e ficará localizada em frente ao Auditório Cel. Pedro Henrique.

Este reavivamento destaca uma coleção de obras de arte que transcendem fronteiras geográficas e culturais, convidando artistas de diversos lugares ao redor do mundo, todos unidos por um objetivo comum: a importância da Amazônia.

Ainda nesta sexta-feira (26), às 19h, acontece a cerimônia gratuita de abertura da exposição coletiva “Coacatu por Supuesto” realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pinacoteca do Estado do Amazonas, sob a curadoria de Daniela Viviana Di Bella. A exposição será realizada na Galeria Manoel Santiago, no Palacete Provincial, e segue em cartaz até o dia 30 de junho, de segunda a sábado, das 9h às 15h (exceto às quartas-feiras).

Seguindo a agenda cultural, de sexta a domingo (26 a 28/04), acontece a sexta edição da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus, realizada pela Nona Arte Produtora, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a edição visa destacar o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial, os da região amazônica.

Com entrada gratuita em três espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, a programação irá acontecer simultaneamente na Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, nº 57, Centro); no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro); e no Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Centro), das 14h às 20h.

Entre as atividades propostas, merece destaque a Batalha dos Artistas, onde desenhistas participam de uma disputa de desenhos, sendo o vencedor escolhido pelo próprio público. Haverá ainda oficina de modelo vivo com cosplay, oferecendo aos visitantes uma experiência única que permitirá um mergulho no mundo dos quadrinhos de forma interativa e divertida.

Além disso, será realizada a inédita exposição “Sangue, Suor e Nanquim”, na Galeria do Largo, no Centro, com visitação gratuita, que traz um panorama dos últimos 10 anos do cenário de quadrinhos do Norte. O projeto é contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

FLIC

A segunda edição do Festival Literário do Centro (Flic), que também tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inicia na sexta-feira (26/04), a partir das 19h, no Centro Cultural Casarão de Ideias – CCCI (Rua Barroso, 279 – Centro). O festival, com programação gratuita e diversa, segue até o domingo (28/04), e visa popularizar o livro, tornando-o um instrumento de acesso às informações e ao conhecimento.

Na sexta-feira, a programação do Festival inicia com a instalação “Uma Poética da Leitura”. E, no sábado (27), das 14h às 16h, o Casarão recebe a escritora Myriam Scotti com a oficina “Crônicas Literárias”. A partir das 17h, Jarid Arraes, Amara Moira, Debora Barcelar e Sony Ferseck se reúnem para a roda de conversa “Reconfigurando As Narrativas”, mediada por Jalna Gordiano. Ainda no sábado, a partir das 20h, na Livraria da Barroso, localizada na expansão do Casarão de Ideias, haverá lançamentos de obras.

Também de sexta a domingo (26 a 28/04), acontecerá a 5ª Edição da Feira Mística Cigana, organizada pela Legião da Magia Amazonas (LMA) com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Economia Criativa, com o tema “A Festa de Santa Sara”, em homenagem à padroeira dos ciganos. A feira será realizada no Salão Rio Solimões, no Palácio Rio Negro, localizada na avenida sete de setembro, no centro, das 10h às 22h.

Este ano, a programação destaca-se pela presença de atrações musicais de excelência, que prometem encantar e emocionar o público. No dia 26, os visitantes terão a oportunidade de apreciar a performance do renomado flautista e musicista Kelson Souza. Já no dia 27, é a vez do virtuoso violinista Fabrício Cromwell encantar o público com sua maestria no violino. Além das atrações musicais, a feira contará com uma variedade de expositores de produtos esotéricos, espaços para terapias alternativas e apresentações culturais.

A Temporada dos Corpos Artísticos do Amazonas conclui a semana, trazendo o espetáculo “Aberturas e Coros de Ópera” com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, sob a regência de Otávio Simões. O espetáculo será realizado neste domingo e inicia às 19h. O evento será livre (não recomendado para menores de 6 anos), os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no shopingressos.com.br

Endereços

Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro);

Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, nº 57, Centro);

Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Centro);

Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) (Rua Barroso, 279 – Centro);

Palácio Rio Negro (Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quinze =