Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Autor manauara Vitor Gusmão concorre ao prêmio nacional Reflexo Literário

O escritor também está entre os finalistas do prêmio Ecos da Literatura em três categorias


O poeta amazonense Vitor Gusmão está concorrendo ao prêmio nacional Reflexo Literário com seu primeiro livro de poesias, “Sentimentos e Vivências”, lançado em agosto de 2023 pela Editora Brunsmarck. Gusmão concorre em duas categorias: Autor Revelação (Vitor Gusmão) e Melhor livro de poesia (“Sentimentos e Vivências”).

cultura_vitor_gusmao_divulgacao_02

Foto: Divulgação

O prêmio Reflexo Literário está em sua terceira edição. Trata-se de uma iniciativa independente criada por jovens escritores da zona oeste do Rio de Janeiro. A escolha dos finalistas se dá por meio de votação popular. Para votar na obra de Vitor Gusmão, basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhVtxCS8wXaW18YA2WIqesbsZPqlmwMu09IV5g6qnaapgqAg/formResponse. A votação vai até o dia 29 de abril.

Vitor Gusmão conta que sua relação com a poesia está muito atrelada à música. “Sou muito fã do Renato Russo e da Banda Legião Urbana. Quando descobri a música ‘Monte Castelo’, que tem um trecho de um poema de Camões musicalizado, passei a me interessar pela poesia”, conta o escritor.

O interesse despertado pela audição de rock pop brasileiro levou o jovem Vitor Gusmão a procurar o trabalho de outros autores. “Foi aí que percebi que também gostaria de expressar os meus sentimentos através das palavras”, conta o escritor.

Desde de 2018, Vitor Gusmão passou a se dedicar com mais ênfase à poesia e começou a participar de antologias. Quando chegou a pandemia de Covid-19, em 2020, o isolamento social fez com que o escritor se dedicasse ainda mais à poesia.

“Comecei a participar de concursos de poesia e, em 2021, ganhei o 17° Concurso Estudantil de Poesia do Festival de Cenas Teatrais (Fescete), em Santos, com o poema “Antepassados”. Este mesmo poema foi inserido no livro didático do 9° ano do Ensino Fundamental intitulado “SuperAÇÃO” e está sendo distribuído nas escolas de todo o país.

Selecionado em concurso

A publicação do livro de estreia de Vitor Gusmão, “Sentimentos e Vivências”, se deu por meio do do concurso “Viva com estilo… Espalhe poesia”, promovido pela editora Brunsmarck, de Minas Gerais. “O concurso tinha o objetivo de lançar novos autores. Foram escolhidos 10 vencedores e eu fiquei entre os 10. Com isso, veio a publicação do livro”, conta o autor.

O lançamento de “Sentimentos e Vivências” ocorreu em agosto de 2023 no Centro Cultural Casarão de Ideias. O livro também é finalista do Prêmio Ecos da Literatura, cujo resultado final será revelado em 25 de maio, em três categorias (Autor Revelação, Melhor livro de poesia e Melhor livro nacional).

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − seis =