Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Semana do Quadrinho Nacional

Oficinas, palestras, batalhas de desenhistas e demais ações que envolvem o mundo dos quadrinhos acontecem de 26 a 28 de abril


A Semana do Quadrinho nacional de Manaus retorna em sua sexta edição destacando o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial, os da região amazônica. O evento, realizado pela Produtora Nona Arte com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ocorrerá de sexta-feira a domingo (26 a 28/04), com entrada gratuita em três espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado.

cultura_semana-nacional-de-quadrinhos-de-manaus-2023_1_divulgacao

Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

As atividades irão acontecer simultaneamente na Biblioteca Pública do Amazonas, no Palacete Provincial e no Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo, das 14h às 20h. Com uma programação diversificada, a sexta edição inclui a participação de artistas locais e de todo o Brasil, convidados renomados do mercado nacional, sorteios, oficinas, palestras, exposição inédita, sessão de autógrafos e muito mais sobre o universo das histórias em quadrinhos.

Segundo a idealizadora do projeto Norte em Quadrinhos, Sâmela Hidalgo, os dois principais focos e objetivos da semana temática estão na divulgação dos artistas amazonenses e na movimentação do cenário de quadrinhos local. “Queremos proporcionar um ponto de encontro anual, onde leitores e quadrinistas possam compartilhar suas histórias e, principalmente, enxergarem nessas obras suas vivências, regionalidades e representatividade. Nessa troca de experiências, as histórias em quadrinhos, assim como a leitura em geral, têm o poder de conectar pessoas e seus mundos”, disse Sâmela, também co-organizadora do evento.

Entre as atividades propostas, merece destaque a Batalha dos Artistas, onde desenhistas participam de uma disputa de desenhos, sendo o vencedor escolhido pelo próprio público. Haverá ainda oficina de modelo vivo com cosplay, oferecendo aos visitantes uma experiência única que permitirá um mergulho no mundo dos quadrinhos de forma interativa e divertida.

Além disso, será realizada a inédita exposição “Sangue, Suor e Nanquim”, na Galeria do Largo, no Centro, com visitação gratuita, que traz um panorama dos últimos 10 anos do cenário de quadrinhos do Norte. O projeto é contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Amazonas.

cultura_semana-nacional-de-quadrinhos-de-manaus-2023_divulgacao

Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O criador e organizador do evento, Evaldo Vasconcelos, ressalta que a produção de quadrinhos na região conquistou o país pelo potencial e qualidade das obras criadas pelos artistas locais. “É uma oportunidade de conectar e mostrar ao mundo que há uma produção vibrante e em ascensão de quadrinhos na região norte”, destaca Evaldo. “Esse intercâmbio cultural que o evento proporciona, reunindo quadrinistas e leitores do Amazonas com artistas e profissionais convidados de todo o Brasil, fortalece ainda mais os laços entre o Amazonas e o restante do país”, finaliza o idealizador da mostra.

Programação

Alguns dos convidados da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus são: Sidney Gusman, editor e idealizador das Graphics MSP do estúdio de Mauricio de Sousa Produções; Rafael Calça, roteirista da trilogia Jeremias, da Turma da Mônica, premiada com o Prêmio Jabuti; Luiza Souza (IlustraLu), autora da aclamada HQ Arlindo, publicada pela Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras; Guilherme Infante, criador das populares tirinhas do “Capirotinho” que conquistaram a internet; Fúlvio Pacheco, autor e coordenador da Gibiteca de Curitiba; e o renomado jornalista e quadrinista amazonense, Mário Adolfo, cujas tirinhas e histórias do Curumim marcaram uma geração de leitores.

De representatividade às tendências emergentes, as oficinas, bate-papos e palestras pretendem proporcionar uma visão do cenário atual da indústria de quadrinhos no Brasil.

Os participantes abordarão temas diversos, desde a criação de tirinhas para as redes sociais ao crescente mercado de quadrinhos na região Norte do país. Serão discutidas, ainda, maneiras de utilizar os quadrinhos como ferramenta educacional na sala de aula, estratégias para produção de quadrinhos independentes, técnicas de criação de personagens e até mesmo o panorama dos quadrinhos indígenas no Brasil.

Confira a programação do primeiro dia (26/04) da semana dedicada à nona arte:

Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57 – Centro)

14h – Abertura do evento/ Quiz com Sorteio de Quadrinhos

15h – Bate-Papo: Biblioteca e Quadrinhos com David Carvalho e Fúlvio Pacheco

15h – Oficina de Quadrinhos para crianças com Geovan Motter

16h – Lançamento da Turma do Malandrinho e Filha do Gigante de Gelo

16h – Sessão de Autógrafos com Mário Adolfo.

16h – Guilherme Infante sessão de autógrafos

17h – Sessão de autógrafos com Sidney Gusman e Rafael Calça

20h – Encerramento do evento

 

Palacete Provincial (Avenida Sete de Setembro, Praça Heliodoro Balbi – Centro)

14h – Palestra Como Usar Quadrinhos em Sala de Aula com Evaldo Vasconcelos.

15h – Palestra Produção Independente de Quadrinhos no Brasil com Luiz Andrade

16h – Bate-papo: 12 Anos de Graphic MSP com Sidney Gusman, Rafael Calça, Cora Ottoni, Max Andrade. Mediação: Luiz Andrade

Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290 – Centro)

18h30 – Abertura Exposição ‘Sangue, Suor e Nanquim

Para mais informações e a programação completa, consulte as redes sociais oficiais @culturadoam e @semanadoquadrinho.mao.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dez =