Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Cultivo do guaraná e produtores em exposição fotográfica

Sua produção comercial é fomentada pela Coca-Cola Brasil desde 2016


O guaraná, fruto típico da Amazônia que se assemelha a um olho, é cultivado no Amazonas em pelo menos 17 municípios. Sua produção comercial é fomentada pela Coca-Cola Brasil desde 2016, quando a empresa criou, em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), o programa “Olhos da Floresta” com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do fruto na região. Parte dessa história e curiosidades sobre o processo de beneficiamento desse cultivo podem ser conferidas na exposição “Olhar as pessoas, olhar a floresta”, que pode ser conferida na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) até o dia 22 de dezembro.

(Foto: Divulgação)

A mostra exalta não apenas o cultivo do fruto, mas também explora os impactos positivos dele na preservação da floresta. O protagonismo de homens e mulheres amazônidas que tiram dessa cultura sua principal fonte de renda também é reverenciado. Uma delas é Klissía Mathias, produtora do município de Urucará e integrante do programa “Olhos da Floresta” que, ao ver sua foto exposta, ficou emocionada.

“O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento de todo o trabalho que fazemos desde 2018 com o ‘Olhos da Floresta’. Ver essas imagens representando nosso trabalho e de outros agricultores é muito gratificante. Elas simbolizam superação e me dão muita alegria e orgulho por acreditar que nós podemos fazer a diferença”, afirma.

Nazide dos Santos Bentes, produtora de guaraná e presidente da Associação Grupo GEO, de Presidente Figueiredo, e que esteve presente no lançamento da exposição, disse que a mostra trouxe valorização para o trabalho dos produtores, principalmente das famílias ribeirinhas. “Quando eles – os produtores – se vêm assim, expostos em uma galeria, é surpreendente. Eles deixam de olhar só para a roupa simples, o chapéu de palha ou a mão manchada e passam a valorizar o próprio trabalho. Olha como é bonito o nosso trabalho”, conta.

(Foto: Divulgação)

Todos os produtores participantes da exposição fazem parte do programa “Olhos da Floresta”. Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico da região, o programa da Coca-Cola Brasil incentiva a cadeia de guaraná no estado e a inclusão social, dando oportunidade de renda para as famílias.

“Com iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável e ajudam a diminuir as desigualdades locais, a Coca-Cola Brasil tem trilhado um histórico de atuação no Amazonas que reflete no fortalecimento da economia local e na proteção do bioma amazônico. E o ‘Olhos da Floresta’ se conecta com as necessidades das pessoas para alcançar esse impacto positivo”, destaca o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Hoje, presente em 17 municípios – Apuí, Autazes, Borba, Canutama, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará –, a empresa busca com o programa atuar na melhoria da produção, comercialização, rastreabilidade e certificação do guaraná do Amazonas, levando assistência técnica para os produtores, boas práticas, fortalecimento das organizações (cooperativas e associações), remuneração justa e a adoção da agricultura regenerativa, que favorece a recuperação de áreas alteradas ao restaurar solos, conservar espécies polinizadoras (principalmente abelhas) e aumentar a captura de carbono e a retenção de água no solo.

SERVIÇO

Exposição Fotográfica “Olhar as pessoas, olhar a floresta”

Local: Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
Endereço: Rua A, nº 351 – Parque Dez de Novembro
Quando: Até dia 22.12 – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada Gratuita

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =