Manaus,
×
Manaus,

Cultura

AAL de portas abertas para a população

No domingo (13), a programação da Academia Amazonense de Letras (AAL) teve palestra da acadêmica Mazé Mourão, lançamento da obra do imortal Paulo Pinto Nery e música com Ketlen Nascimento e Neil Jr


A Academia Amazonense de Letras (AAL), também chamada de Casa de Adriano Jorge, recebeu no último domingo (13) mais uma edição do projeto “Academia de Portas Abertas”, que está no seu último mês.A programação, realizada aos domingos, teve início as 17h30 com visita guiada por um ator representando o primeiro presidente da Casa, Adriano Jorge. Em seguida os imortais receberam o público para uma conversa, palestra e lançamento de um título.

Registro: a família de Paulo Pinto Nery com os Imortais da AAL (Foto: Portal MZM)

Mazé Mourão, jornalista e acadêmica da AAL, foi a responsável pela palestra deste domingo. Na ocasião, a imortal falou sobre as mudanças das mídias e da comunicação. “Hoje em dia o impresso também foi parar no online, os jornalistas e jornais possuem seus portais atrelados também as redes sociais. O imediatismo da atualidade trouxe essa forte presença online da comunicação, muitos colunistas, por exemplo, antecipam suas colunas do impresso pelas redes sociais”, falou Mourão durante sua palestra.

Palestra da acadêmica Mazé Mourão sobre a imprensa e as mídias sociais (Foto: Portal MZM)

Robério Braga, imortal, pesquisador e mestre em direito ambiental, apresentou a obra “Humanização da Pena”, de Paulo Pinto Nery. A emocionante homenagem ao autor e jurista, contou com a presença de sua família e amigos. Afonso Nery, um dos filhos de Paulo Pinto Nery, falou sobre a importância e a emoção desse momento. “Foi muito mais emocionante do que eu achava que seria, os acadêmicos fizeram esta homenagem e muitos deles tiveram uma relação próxima com meu pai. Robério Braga trabalhou com meu pai a vida inteira e meus pais o consideravam como um filho. A Mazé Mourão foi muito amiga da minha irmã, Paula Ângela, então eu cresci vendo ela em casa como parte da família. Isso fez com que essa homenagem fosse ainda mais tocante”, disse.

O diplomata amazonense Afonso Nery com Aristóteles Alencar, o presidente da AAL (Foto: Portal MZM)

“A obra tem uma temática muito atual, a ‘Humanização da Pena’, que ainda hoje é muito se discute no campo do direito penal internacional. O mundo se interessa em como vai reinserir o detento na sociedade. Essa tese foi escrita em 1958 e agora está na sua segunda edição, sendo republicada pela Academia. Tive o privilégio em conviver com Paulo Nery, trabalhando minha vida inteira com ele e sendo aluno dele. A emoção tomou de conta nessa homenagem”, afirmou Robério Braga.

Aristóteles Alencar, atual presidente da AAL, falou sobre o projeto que está em seu último mês. “Nós temos mais duas edições do projeto Academia de Portas Abertas (dia 20 e 27 de novembro), o objetivo é aproximar a população, a comunidade em geral, e incentivar que visitem a Academia. Hoje tivemos um evento maravilhoso que contou com apresentação musical da Ketlen Nascimento e Neil Jr, com o Robério Braga falando sobre o lançamento do título de Paulo Nery e a palestra da Mazé Mourão que falou sobre essas mudanças atuais na mídia. A Academia é isso, além da imortalidade, lembrando das pessoas que não estão mais presentes entre nós”, finalizou Alencar.

Robério Braga (Foto: Portal MZM)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

1 Comentários

  1. FLADIMIR Barreto Responder

    Parabéns Mazé, pela fase imortal e por capitanear esta bela homenagem ao querido e saudoso Dr. Paulo NERY, com quem tive a honra de conviver, pessoa de presença bondosa e marcante. Sucesso, minha amiga!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + catorze =