Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Agendão Cultural

Feira folclórica, arraial, lançamento de EP, mostra de curtas e espetáculos no Teatro Amazonas


A programação do “Agendão Cultural” deste fim de semana, conta com uma imersão completa na cultura e na arte. De sexta a domingo (3 a 5), uma variedade de eventos irá envolver o público, incluindo uma feira folclórica com atrações regionais, um arraial com danças típicas, espetáculos, o lançamento de um EP que celebra o ritmo do beiradão, Ensaio dos Bumbás, um espaço dedicado ao universo geek e sessões de curtas-metragens. Confira:

Foto: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta nesta sexta-feira (3) às 16h, o espetáculo “Os Catraieiros”, no hall do Teatro Amazonas. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado e Economia Criativa, a apresentação tem acesso gratuito para visitantes e classificação livre. Com 20 minutos de duração, o espetáculo retrata a história dos catraieiros em Manaus, que faziam importantes serviços de transportes e de travessia de um lado para outro dos igarapés de Manaus, com as suas catraias.

Neste sábado e domingo, o Palacete Provincial recebe a 8ª edição do Universo Geek que promete encantar o público. O evento é uma realização da Casa Geek 42, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a entrada é gratuita e a programação se estende das 9h às 18h. A edição vai proporcionar uma nova atração, no domingo, para os fãs do universo Star Wars: a exposição de dioramas Star Wars, fornecidos pela Empires Dioramas. Além da exposição, o evento vai oferecer outros atrativos que já são tradição entre os visitantes do Universo Geek, como concursos de cosplay e kpop.

No sábado, o Cineteatro Guarany exibe mais uma edição da Mostra de Cineastas Amazonenses, a partir das 18h30. A programação inclui cinco curtas-metragens de cineastas locais, envolvendo gêneros como comédia, suspense e documentário, além de exibir seis curtas de cineastas convidados. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Largo São Sebastião reunirá o público apresentando a festa do Arraial do Largo – Circuito LIGFM 2024, no sábado e domingo, a partir das 19h. O evento conta com a participação de Danças Nordestinas, Quadrilhas Tradicionais e Cirandas de Manaus, concorrendo a premiação em dinheiro para o 1º e 2º lugar. No domingo, haverá ainda o show de George Japa, tudo de forma gratuita. O arraial tem entrada gratuita e oferece espaços de valorização à economia criativa e à gastronomia de empreendedores locais.

Tem festival folclórico também no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial. A 2ª edição da Feira Folclórica de Manaus, também com apoio do Governo do Estado, recebe o público a partir das 19h, com uma programação de grupos folclóricos, espaço para artesanatos e comidas típicas, além de brincadeiras para as crianças e muito boi-bumbá. Entrada gratuita.

Ainda no sábado, às 20h, o Teatro Amazonas recebe o lançamento do EP “Amazonizar” da banda Só DeBubuia. A noite repleta de música autoral, traz influências do beiradão e carimbó, apresentando as novas canções que já conquistaram o público, com destaque especial para a participação do grupo “Carimbó de Balbina”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todas as idades.

Somente no domingo

A renomada Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) estará em destaque, no domingo (5), apresentando a Temporada dos Corpos Artísticos do Amazonas, com o tema “As Pequenas Estações para os Bebês”, no Teatro Amazonas. Sob a regência do maestro Marcelo de Jesus, o espetáculo destinado à primeira infância, mergulha no repertório de Antonio Vivaldi com sua obra “As Estações”.

O espetáculo terá duas sessões, às 10h e 11h, com duração de 30 minutos cada. A classificação é livre. Ingressos disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas ou pelo site shopingressos.com.br.

Ainda no domingo, também no Teatro Amazonas, sendo que às 19h, acontece o “Concerto de Abertura da Temporada da Orquestra Sinfônica do Amazonas”. Sob a direção artística e regência de Rubens Claudio de Souza, o concerto oferece a oportunidade de apreciar um rico repertório de obras clássicas de Mozart e Alexandr Borodin. Participação do solista Victor Amazonas. O concerto é gratuito e aberto a todas as idades.

Endereços

Teatro Amazonas (Avenida Eduardo Ribeiro, 659 – Centro);

Cineteatro Guarany (Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro);

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);

Centro Cultural Largo de São Sebastião (Rua 10 de Julho, Centro);

Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + vinte =