Manaus,
×
Manaus,

Pierre Cardin morreu nesta terça (29), em Paris. Relembre alguns momentos icônicos da vida do estilista!

Aos 98 anos, a causa do falecimento não foi informada pela família, assim como outros detalhes do velório e enterro


O ano de 2020 continua marcado pelo falecimento de grandes nomes conhecidos mundo afora. Desta vez, o destino encerrou a história do estilista Pierre Cardin, que faleceu aos 98 anos nesta terça-feira (29), no Hospital Neuilly, em Paris.

Pierre Cardin no Hotel Omm, em Barcelona, em 2012. (Foto: JOAN SÁNCHEZ / EL PAÍS)

Abalados, a confirmação foi feita pela família do costureiro à Agência France Presse (AFP), sem mais detalhes do velório ou enterro, assim como a causa da morte não foi divulgada.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está entre nós. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não apenas isso”, disse a família no comunicado oficial. “Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida”, finalizou.

The Beatles vestindo costumes Pierre Cardin. (Foto: V&A Images)

Famoso “vestido bolha” (Foto: Reprodução/ Instagram/)

Conhecido por encabeçar modelos futuristas e geométricos, Cardin foi responsável por colocar a Moda Francesa em ascensão no período pós Segunda Guerra Mundial, além de ser considerado ainda o primeiro a desenvolver uma coleção no conceito “prêt-à-porter” – uma linha de roupas prontas para vestir imediatamente.

Cardin fundou seu ateliê oficialmente em 1950 e, dentre as suas marcas na História da Moda, deu força as peças unissex, tendo seu trabalho reconhecido mundialmente pouco tempo depois, em 1954, quando deu vida ao “vestido bolha”, fruto de sua primeira coleção de alta costura.

Pierre Cardin na inauguração do museu que leva o seu nome, em Paris, em novembro de 2014 (Foto: Jacques Brinon/ AP/ Arquivo)

Atualmente presente em 140 países do mundo, as licenças que envolvem o nome “Pierre Cardin” vão muito além de roupas, e são associadas a marcas de bicicletas, colchões e até mesmo cortinas. Criticado por “popularizar” a alta costura francesa, certamente Pierre Cardin deixou seu legado na história de gerações que vieram e virão muito depois do estilista.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 8 =