Manaus,
×
Manaus,

Mocassins novamente à vista

Como o estilo Preppy influenciou diretamente os sapatos usados em 2023 e ainda promete para 2024


Se você é amante de filmes e séries dos anos 2000, com certeza já deve ter passado por, pelo menos, um episódio de Gossip Girl, a série de televisão norte-americana de drama adolescente em seis temporadas. No blog da escritora anônima, a trama que envolvia Serena, Blair e Chuck Bass também desenrolava uma tendência de moda e estilo que se fortaleceu em 2023, e ainda promete para 2024: o preppy.

(Foto: Reprodução @ainolhafiz)

Mistura elegante de peças clássicas com referências colegiais e toque de modernidade, o preppy também é marcado por itens que são vistos com mais frequência nos looks, como a blusinha romântica, a jaqueta bomber, o tricot, os meiões e os mocassins. Preppy é a abreviação de “preparatório” em inglês, e para ser considerado um preppie, tais jovens deveriam estar inclusos em uma escola preparatória do norte dos Estados Unidos, por volta dos anos 70, prestes a ingressar na universidade.

Como o preppy é extremamente visual e autoexplicativo, vamos focar na quantidade de mocassins que eu estou vendo nas ruas de São Paulo, porque esses, sim, foram muito bem adotados pela comunidade jovem ligada em tendências de moda graças aos diversos tipos, formatos e diversidade de ocasiões em que podem ser utilizados.

Se você não está na capital paulista, também é possível ter ideia do que estou falando ao procurar por “Dr Martens” ou “Doc Martens” no TikTok. A marca inglesa, criada em 1946, ficou marcada pelo movimento punk rock é uma das principais que se vê atualmente nas ruas e no metrô de São Paulo. Com design minimalista mas ousado, com detalhes marcantes, como a costura aparente e geralmente em linha que contrasta com a cor do sapato, e ainda um couro de altíssima qualidade, as peças arrematam looks para ir ao trabalho, faculdade, reunião com um cliente ou até mesmo uma voltinha pelo shopping.

(Foto: Reprodução)

O toque clássico, que pode ser em detalhes de franjas na ponta ou com fivelas aparentes, dá o arremate perfeito em combinações incitadas pelo preppy e vem acompanhado de muita modernidade. Já o solado, pode ser clássico para mostrar que a pessoa que usa é mais conservadora, mas também pode ser tratorado para trazer muita modernidade e jovialidade ao look, além de denotar que a pessoa que utiliza o mocassim está antenada em todas as últimas tendências internacionais.

Eu sei que o calor de Manaus não é o clima que incentiva o uso desse tipo de sapato pesado e estruturado,, mas, acredite, a correria de Sampa também não é das melhores situações e ainda assim mostra como a tendência é super versátil, podendo ser adotada por qualquer pessoa que consiga encaixar esse item no look. Seja de couro natural ou sintético, o que vale é apostar naquele modelo que vai te trazer conforto durante todo o período que você pretende utilizar o sapato. E se você não é dos mais empáticos com o preppy, ainda acho que vale olhar para sapatos mais sérios para compor looks versáteis e modernos.

(Foto: Reprodução)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =