Caro leitor e leitora, vocês sabiam que a FELICIDADE é uma ciência e mundialmente celebrada dia 20 de março?
Martin Seligman, renovado psicólogo americano, decidiu concentrar seus estudos há mais de 15 anos, em atitudes e valores que levariam o ser humano a ter maior bem-estar e produtividade. Fundador e propagador da Psicologia Positiva (PP), estuda as emoções e comportamentos positivos, utilizando técnicas sólidas para melhorar relações pessoais e profissionais.
PP nos ensina que cultivar sentimentos felizes (generosidade, gratidão, bom humor, empatia, amor, confiança, perdão…) é um ótimo combustível para enfrentarmos os problemas do dia a dia.
Outra característica muito importante da FELICIDADE é que ela depende de hábito e volição (vontade que é transformada em ação, termo científico).
Mas, ser feliz em um período cheio de inseguranças e medos parece egoísta, correto? Não deveria ser porque frustrações e tristezas fazem parte da vida de todos, assim como momentos felizes. Ter um comportamento feliz não te livra dos perrengues, mas te ajuda a acolher dores e prosseguir sendo um “humano” melhor, individual e coletivamente.
Dicas para praticar hoje mesmo?
- Seja grato (trarei exercícios nos próximos textos); ferramenta poderosa para o equilíbrio corpo e mente.
- Elimine as emoções ruins (tudo que não faz bem para você e para o outro).
- Cultive esperança. Precisamos acreditar em dias melhores.
- Floresça para o bom humor e cultive ótimas relações interpessoais (amigos elevam teus índices de Felicidade)
- Celebre a jornada (única porque é sua) enquanto ela acontece.
A Felicidade é uma escolha pessoal e construída com treino, no dia a dia. Protagoniza sua história, decida ser feliz!