Opinião da Editora
No Amazonas, com a pandemia Covid 19, nunca a imprensa foi tão municiada de releases, como nesses primeiros meses de 2020. É hora de mostrar trabalho. Muito trabalho. Contudo, na ânsia de mostrar serviço, a informação enviada, on-line, torna-se um verdadeiro quebra-cabeça. Após a transmissão ao vivo (live), então, aterrisa, na caixa postal, a explicação escrita com “nariz de cera”(#entendedoresentenderao), recheada de parágrafos imensos e repetitivos, expressões coloquiais dos chefes ( ‘a gente’, ‘é tudo mentira’, não acreditem, ‘não deixa a peteca cair’) embaralhando a informação necessária. E não adianta conversar com os assessores, porque, são raros (eu sei quais são os raros) os que retornam os questionamentos. Eita povo ocupado. Ontem à noite recebi três releases. Eu li, reli e resolvi fazer de monte de informações, a minha livre tradução. Vamos por partes.
Anjos da Saúde
Os ‘Anjos da Saúde’, estarão nas tendas – posso chamar de campanha? – , tipo destacamento precursor, para atender quem procura o hospital. Nessas edificações de lona, em frente aos principais hospitais da cidade, estarão os profissionais – psicólogo, técnico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, assistente social. Então, vão atender, acho, e decidir quem precisa entrar no hospital, ou não. E, segundo o e-mail, esses profissionais vão saber, depois do atendimento, se tudo foi resolvido a contento. Nesse caso, a palavra de ordem, no release é ‘humanização’.
BOMBEIROS
Gostei de saber dessa informação que veio do vice-governador. Ele chamou para assumir bombeiros concursados que esperaram 10 anos para assumirem os cargos. Eles – assim está no e-mail – atuarão, principalmente, no Hospital Nilton Lins. Ao todo, serão chamados 517 profissionais, número correspondente ao de concursados habilitados a ingressar no curso de formação do Corpo de Bombeiros Militar. São 60 médicos de diversas especialidades, 78 enfermeiros, 30 dentistas, 28 farmacêuticos, 28 assistentes sociais, 236 técnicos de enfermagem, cinco (5) técnicos de gesso, 25 técnicos de radiologia e 29 auxiliares de consultório dentário.
RESPIRADORES
A ‘Nota de Esclarecimento’, da compra de 28 respiradores pela Importadora FJAP, sem licitação, é o tipo de informação que, quem não sabia, mas tem faro de repórter, correu para saber do que se tratava. Essa é a famosa ‘explicação tiro no pé’. Se existe idoneidade na compra, que tudo foi feito na melhor das intenções, porque explicar o que não precisa de explicação? Segundo o esclarecimento, apesar da empresa abrigar também uma Loja de Vinhos, vender produtos alimentícios para o governo, ela possui todas as certidões negativas. Então, não existe a necessidade de esclarecer, meu Brasil! Ah, só para constar, o Itau vai doar respiradores para cidades que mais necessitam, como, por exemplo, Manaus. E só para constar, também, se a FJAP já tem tratativas financeiras com o governo, não custaria fazer a doação dos respiradores. Só para constar.