Manaus,
×
Manaus,

Cultura

União e emoção marcam retorno do maior festival de ópera da América Latina

O 24° Festival Amazonas de Ópera fez sua estreia com casa lotada e público caloroso nesta sexta (29)


Sob os olhares atentos e curiosos da plateia, que lotou o Teatro Amazonas nesta sexta (29), a obra de Giacomo Puccini, “Il Tabarro”, marcou a estreia do 24° Festival Amazonas de Ópera. A envolvente história de um triângulo amoroso que se passa num cenário de pobreza e cobiça, fez com que o público presente ficasse atento a cada detalhe da obra que arrancou aplausos calorosos da plateia.

Flávia Furtado, diretora executiva do FAO, falou sobre o retorno. “A pandemia pegou a gente já em início de produção, o material já tinha sido comprado, a equipe de produção já tinha chegado em Manaus e a gente teve que parar a produção toda, mandar todo mundo de volta, foi muito frustrante, uma coisa muito difícil pra todo mundo”, contou.

“Essa retomada está sendo muito gratificante e eufórica, as pessoas estão muito felizes, cada profissional da cultura, do porteiro do teatro ao solista principal, estão muito felizes de estar voltando para o presencial. Por mais que tenhamos que abrir as portas para a tecnologia, para a internet, o ao vivo nunca vai deixar de ser aquela coisa de arrepiar o pelo, isso não passa”, finalizou Furtado.

Flávia Furtado, diretora executiva do FAO (Foto: Larissa Freitas)

Após dois anos sem o festival ser realizado com a presença de público, a retomada presencial foi cercada de união entre estados, como Belém e Espírito Santo, com direito até, a parceria internacional inédita com a Universidad De Los Andes, da Colômbia. Marcos Apolo Muniz, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, falou sobre o tema e você pode conferir no áudio a seguir.

 

Marcos Apolo Muniz, secretário de cultura (Foto: Larissa Freitas)

O retorno marcado pela emoção e felicidade dos artistas e equipe que tiveram seu trabalho interrompido por conta da pandemia, foram sentimentos ecoados dos palcos aos corredores do Teatro Amazonas. A drag queen Malonna falou sobre essa emoção. “O festival de ópera já estava em produção antes da pandemia começar, então essas obras que estreamos nessa temporada, estavam paradas. É uma alegria muito grande a gente poder fechar esse ciclo, vamos concluir ele com esperança pra continuação dessa tradição torcendo para que venham várias outras e que sejam cada vez maiores e melhores”, disse Malonna.

Malonna (Foto: Larissa Freitas)

 

“Il Tabarro”, obra de Giacomo Puccini (Vídeo: Larissa Freitas)

Para o público, o sentimento do retorna não foi diferente. Gislaine Maria se disse encantada com a obra. “Essa é minha terceira vez no festival. Primeira vez que assisto essa ópera e achei muito envolvente e com um final surpreendente é bom ser surpreendida. Foi maravilhoso, fiquei encantada. É inacreditável estarmos aqui sem máscara convivendo com as pessoas, é emocionante na verdade, depois de tudo que passamos”, finalizou Gislaine Maria. Confira um pouco da estreia a seguir.

 

 


Serviço

O 24° Festival Amazonas de Ópera estreou nesta sexta-feira, 29 de abril, e vai até 31 de maio. A programação conta com atrações gratuitas e pagas realizadas na capital e no interior. Ingressos à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 19 =