Manaus,
×
Manaus,

Cultura

“Os homens achavam que eu era feminista. As mulheres que eu não era feminista o suficiente”, documentário ‘Depois da Princesa’ tem sua primeira exibição

Documentário conta a trajetória da primeira senadora eleita e traz à tona o debate sobre as dificuldades das mulheres na política


Na tarde da última sexta-feira (29) ocorreu a primeira exibição de Depois da Princesa, documentário da jornalista Malu Dacio. Em pré-lançamento exclusivo para convidados, o portal foi bater um papo com Malu Dacio e conferir o curta em primeira mão.

Depois da Princesa, pré-lançamento do documentário (Foto: Larissa Freitas)

O documentário conta a trajetória de Eunice Micheles, primeira senadora eleita pelo Brasil. A história é contada a partir de questionamentos que Malu Dacio se faz enquanto mulher e jornalista de política. No documentário, Dacio relata que, a partir de uma pergunta que sua mãe lhe faz em uma conversa informal, surgiu o tema do seu, até então, projeto de conclusão de curso, o que mais na frente, se torna este documentário histórico.

A produção, narrada a partir da visão de Malu Dacio, conta com a participação de Michelle Vale, historiadora, e da personagem principal da história, Eunice Michiles, senadora eleita pelo estado do Amazonas. O forte relato de Michiles sobre sua chegada ao Senado Federal, tratada com inferioridade por outros senadores e com desdém pela imprensa na época, traz à tona o debate sobre gênero, os desafios das mulheres na construção da sociedade brasileira, violência política e a dificuldade em ocupar merecidos espaços conquistados com luta. “Os homens achavam que eu era feminista. As mulheres que eu não era feminista o suficiente”, diz Michiles, em um trecho de seu relato.

Depois da Princesa, pré-lançamento do documentário (Foto: Larissa Freitas)

Em entrevista ao portal, Dacio reflete que pouco mudou em pouco mais de 40 anos da primeira senadora eleita até os dias atuais. “Quando a gente vê que a 40 anos atrás a primeira senadora era eleita pro Brasil, e vê que hoje temos apenas 13 senadoras, de 81 vagas, é um avanço, não podemos diminuir os pequenos passos, mas não era pra ser só isso. E se fizermos o recorte regional, 43 anos depois, permanecemos sem uma mulher, e mais que isso, durante todo esse tempo, desde Eunice, tivemos apenas 3”, afirma Dacio.

Dacio faz uma reflexão sobre a falta de mulheres na política mesmo sendo maioria, “acho que falta vontade pública, faltam ações afirmativas. Falta a sociedade entender que quando temos mulheres em espaços de poder público a gente tem melhores resultados”, disse. O documentário leva a reflexão sobre a violência de gênero vivida por Eunice Miciles na época, mas que ainda é vivida pelas mulheres na política, e Dacio reflete.

“Quando falamos dessa violência a gente não vê resposta. Temos anos de histórico de violência política contra mulheres e nenhuma legislação é criada, e só criando legislação duras e que tenham resultado, só assim, vamos ocupar nossos lugares e fazer com que quem nos violenta entenda que não é pra fazer e que se violentar tem consequências. Os agressores da política só vão sentir quando algo concreto acontecer”

Malu Dacio, diretora do documentário, e Andressa Barroso, produtora executiva do documentária (Foto: Divulgação)

A documentário, feito 100% por mulheres, ainda não está disponível para o público, Malu Dacio explicou que está em busca de apoio para conseguir levar a história de Eunice Michiles as pessoas. “Estou buscando esse apoio pra chegar nas instituições, nos espaços públicos, em parada de ônibus, exibição em praças, nas escolas principalmente, nas universidades. Eu nunca estudei história do Amazonas assim desse jeito, e mulheres históricas assim. Se fosse a primeira senadora do Amazonas já ia ser importante, mas é do Brasil da república, e a gente não sabe. Se a gente não sabe, se quem é daqui não levantar a voz sobre isso, imagina o pessoal lá de fora”, finalizou Dacio. A seguir, confira o teaser do documentário e fotos do pré-lançamento.

 

 

Michelle Vale, historiadora e pesquisadora (Foto: Divulgação)

 

Malu Dacio (Foto: Divulgação)

 

(Foto: Divulgação)

Para mais informações

O projeto procura apoio de empresas e instituições para viabilizar a distribuição. Mais informações no Instagram @depoisdaprincesa ou pelo telefone (92) 98158-8544.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

1 Comentários

  1. Elem Leandro Piaf Responder

    Parabéns Malu Dacio. Um documentário sobre um fato histórico esquecido. Espero ansiosa para assistir a estreia ??

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =