Manaus,
×
Manaus,

Tecnologia & Comportamento

“Festa estranha, com gente esquisita”

Foi a primeira coisa que pensei ao entrar em uma festa online. Mas, calma! Elas são interessantes, sim, e já são tendência nesse período de quarentena


Todo mundo tem AQUELA música que quando ouve dá vontade de dançar como se ninguém estivesse olhando, cantando bem feliz, bebendo um drink legal e abraçando – ou beijando – quem se gosta; e isso independe da idade ou geração. Eu tenho! E compartilho com você:

Confesso: me aperta o coração não ter noção de quando vou ter essa sensação novamente. Com a pandemia da COVID-19, as baladas e bares fecharam imediatamente, o segmento de shows e entretenimento foi um dos primeiros a sentir a crise e, segundo previsões, deve ser um dos últimos a retomar. E aí, meu leitor amigo, é aquela coisa: ´sabe-se Deus´ quando volta, né?

Cheio de saudade de curtir uma ‘festinha’, participei com amigos de algumas festas online, através do site/aplicativo Zoom. A plataforma tem se popularizado ao longo desses meses de isolamento, sendo usada para diversos fins por milhões de pessoas em todo o mundo e já acumulando uns bons R$ bilhões para o seu proprietário (chinês, inclusive!). O sucesso deve se dar ao fato de a plataforma ser super acessível, gratuita e suportar centenas de pessoas em uma mesma conferência. É mara!

Mas, voltando… E aí, descobri que as festas online funcionam assim: produtoras de baladas já conhecidas – ou não – divulgam o link em suas redes sociais; você acessa para “comprar” o ingresso, que tem quantidade gratuita reduzida – no nosso caso, tivemos que pagar R$ 10 – para entrar; você faz login; aciona sua câmera de vídeo do computador ou smartphone e pronto! Já está online, com sua imagem sendo vista em tempo real pelas outras centenas de pessoas que também estão se exibindo para as câmeras. E falo exibindo porque, de início, tive essa sensação de as pessoas estarem lá muito por conta de precisarem serem vistas e não porque querem curtir a música… A tela inicial mostra um mosaico de pessoas de diferentes identidades, mas a todo momento, o sistema mostra uma webcam exatamente em tela cheia. Quando chega sua vez, é como se fosse seu “15 minutos de fama”, só que reduzido para 5 a 10 segundos, na verdade. E aí vale tudo: estar fantasiado, fazer dancinha, cair na bebedeira, curtir uma pegação, etc… Ainda não existem regras para como se apresentar.

Festa online reúne pessoas de diferentes perfis e localidades (Foto: Reprodução)

No segundo momento, você se acostuma, começa a ficar divertido ver a pluralidade de perfis, como cada um mostra que está se divertindo e você vai entrando na vibe… Tudo embalado pelos Djs oficiais da festa que, como em uma festa presencial, não podem deixar a música parar. Ah! E não posso deixar de registrar que tem um chat divertidíssimo, onde as pessoas podem conversar publicamente, ou de forma privada com alguém que se interessou – ou amigo. Tudo bem no estilo “bate papo da Uol”. Só quem viveu, sabe! rsrs

No geral, vale a pena participar! Essas festas online já são uma nova realidade de como conhecer pessoas, de encontrar amigos, curtir algo mais interativo e devem influenciar o entretenimento no pós pandemia. Elas são tendência nos EUA e Europa, e aqui no Brasil, estão mais presentes no eixo RJ – SP – BH, mas com participação de pessoas de todo o país. E isso é super interessante! Caem as barreiras geográficas e você de Manaus, por exemplo, pode interagir com pessoas de outros estados e vice-versa. Em Manaus, inclusive, já rolou e deve rolar novamente festas online do espaço cultural “Curupira Mãe do Mato” – que eu amo! – e da festa “Pimenta com sal”. (Valeu @jotaateixeira e @marciarebecas pelas indicações!)

Na enquete que fiz com seguidores no meu perfil do Instagram (@joaoarturvieira), quase 80% das pessoas responderam ainda não terem participado de uma festa online. Se você é uma dessas pessoas, que tal se permitir participar? Você está seguro na sua casa, confortável, fazendo o drink que você quer sem esperar no bar, não enfrenta fila de banheiro e, de quebra, ainda pode fazer amigos! Ao longo da semana, compartilho no Instagram e atualizo aqui na coluna a lista de sugestão de festas online. Se você participar, me conta também como foi ou me chama. Combinado?

Quais festas online ficar de olho:

– Curupira Mãe do Mato –instagram.com/curupiramaedomato

– Pimenta com Sal –instagram.com/festapimentacomsal

– Festa Mel – instagram.com/melfestamel

– Festa Je Treme –instagram.com/mundopensante

– Festa Discothèque – instagram.com/discothequebh

___________________________________________

Leitura extra. Já dei o google por você:

agendartecultura.com.br/principais/cultura

g1.globo.com/conheca-enderecos-de-baladas-virtuais

folha.uol.com.br/criador-do-zoom-fica-mais-rico-durante-a-pandemia

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =