Manaus,
×
Manaus,

Tecnologia & Comportamento

Vamos manter viva a chama e alegria das festas juninas!

Mesmo que seja na sala de casa. Confira um guia rápido e prático de como aproveitar as tecnologias para isso


Este ano está sendo totalmente atípico, mas o mês de junho sempre foi – e continuará sendo – o período oficial das festas juninas, da alegria, comidas típicas e forró! E para gente já entrar no clima desse tema, dá o play nesse forrózinho – um tanto antigo, mas que é uma delícia de ouvir!

Comecei a semana com um aperto tão grande no peito e não conseguia entender bem o que era, só sentia que faltava algo. Sabe quando você tem uma sensação assim? E segui os dias tentando entender isso… Até que em uma noite, despretensiosamente, coloquei para tocar a live que Ivete Sangalo fez no fim de semana passado, com temática de arraial. E aí, meu amigo, minha amiga e my amigue: TU-DO FEZ SENTIDO! Estava me fazendo falta o “calorzinho” que dá no coração quando a gente escuta um xote gostoso, que embalam os arraiais e festas juninas em todo o país. E, como bom canceriano que sou, me emocionei ao ouvir ‘mainha’ Ivete cantando: “haha mas eu tô rindo à toa! Não que a vida esteja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar…” Esse ‘forrozinho’ é do grupo Falamansa, que fez muito sucesso no início dos anos 2000 e que me traz boas lembranças da época…

Você pode ser de qualquer região do país, da capital ou do interior, mas você com certeza já vivenciou um bom arraial junino e já se deliciou com as guloseimas típicas da época. E faz falta, né? Como faz! Eu tenho a sensação de que as festas juninas nos fazem mais “brasileiros”, pois falam tanto da gente, das dores e alegrias do nosso povo – nordestino, principalmente. Há tanta riqueza na sonoridade da sanfona, zabumba e triângulo, que não tem como o corpo ficar parado; há tanta poesia nas letras e melodias de versadores populares; há tanto “calor” nas quadrilhas e demais danças típicas; tanto sabor – açúcar ou pimenta – nas guloseimas e pratos quentes; tanta vida na correria das crianças, nas brincadeiras e nos fogos… Mas, fato é que, este ano, não estamos tendo nada disso. E, sim, está pesando bastante não vivenciar esse período como estávamos acostumados.

Mas, se tem uma coisa que a gente já aprendeu ao longo dessa quarentena é que precisamos, sim, nos adaptar e nos reinventar, pois a vida tem que seguir! Com máscara e álcool em gel, mas precisa seguir. E se, hoje, nós não podemos ir até um arraial, ele pode vir até a gente! Mais abaixo, você confere uma lista de artistas que irão fazer lives com temática junina e, o melhor: microempreendedores locais (Manaus e São Paulo) que você pode contactar e encomendar as delícias juninas, que eles levam até sua localização.

E, se você tem essa relação com as festividades juninas, não deixe de fazer a sua em casa! A gente já está sendo privado de tanta coisa, que o mínimo que fazemos pela gente mesmo é alimentar nossas boas lembranças e criar novas com nossa família e/ou pessoas que amamos. Com certeza ano que vem, a gente vai olhar para tudo isso, rir e pensar “Ainda bem que já pulamos essa fogueira” rsrs Eu já estou organizando o meu arraial aqui na sala de casa, e você? Se fizer, me manda foto lá no instagram!

YOUTUBE – Para entrar no clima:

Este fim de semana tem muitas lives de artistas com temática junina. Abra o Youtube na sua televisão, ou no celular mesmo e coloque bem alto desde o início da noite, para já ir entrando no clima! Olha a lista:

  • Frank Aguiar (sab/27) – promete os clássicos de arrial. Assista aqui.
  • Simone e Simaria (sab/27) – as coleguinhas começam o “rastapé” cedo, a partir das 16h30. Já deixe a cerveja gelando desde cedo, viu? E assista aqui.
  • Ivete Sangalo – mainha já realizou no fim de semana passado, mas foi uma live tão linda e gostosinha de curtir, que merece embalar seu fim de semana de novo. Assista aqui.

YOUTUBE – Para celebrar o folclore e a cultura Amazonense

  • Live dos bois Caprichoso e Garantido (sab/27) – E quando der 21h30 (horário de Brasília) mude para a live dos bois de Parintins, que estarão AO VIVO, numa versão completamente diferente do que seria o festival que tanto encanta o mundo. Além de matar a saudade da festa, será possível ajudar os trabalhadores parintinenses que foram afetados pela crise da pandemia do novo coronavírus.
  • IFOOD / INSTAGRAM – Para garantir as delícias de festas juninas e recebe-las com toda segurança e praticidade na sua casa. Esta lista é resultado das indicações de meus amigos e seguidores que conhecem os serviços e super indicaram. Então, vá sem medo!

Manaus:

São Paulo:

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =