Manaus,
×
Manaus,

Tecnologia & Comportamento

Serviços por assinatura são uma tendência para você ficar de olho!

O que antes era muito popular no segmento de jornais e revistas, se modernizou com a tecnologia e hoje já é uma realidade até para uso de carros


Que os tempos mudaram – e muito, isso todos nós já sabemos! Mas, se hoje você chegar com um amigo e/ou familiar e perguntar se ele toparia pagar por uma mensalidade de carro que nunca será dele, com certeza essa pessoa iria receber o questionamento com espanto. Ok, normal! Porém, sem ao menos perceber, essa pessoa, com certeza, está cada vez mais perto dessa realidade.

Pode até parecer novo para você, assim como já pareceu para mim, mas os serviços por assinatura estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e estão indo muito além de produtos básicos, como jornais e revistas, como eram em um passado não tão distante. Nos últimos 5 anos, serviços de streaming como Netflix (filmes e séries) e Spotify (músicas e podcasts), que são exemplos de serviços por assinatura, se tornaram muito populares, se consolidaram e aceleraram um processo de novos hábitos de consumo do brasileiro.

(Foto: Reprodução/Internet)

De lá para cá, eu já tinha ouvido falar de clubes de vinhos, de livros, de produtos para pets, cervejas especiais e muitos outros. Mas, há alguns meses, enquanto lia o meu jornal impresso de domingo – sim, estou nessa “vibe” –  vi uma notícia sobre a alta busca por carros por assinatura em São Paulo e isso me saltou aos olhos! Para mim, que já tive carro e sei dos altos custos, fiquei impressionado com a ideia de pagar um valor fixo mensal para ter um carro novo, sem se preocupar com entrada para a compra, com IPVA, seguro e nem com a depreciação do bem; ao fim do contrato, que pode ser de 2 anos, você simplesmente devolve o carro, sem outras “dores de cabeça”. Genial!

E é este o futuro! Ou melhor, o presente! Esse cenário só confirma em mim algo que uma vez ouvi de um grande professor e futurista: estamos vivendo em uma época de mudança de mindset, em que nosso modo de pensar e consumir produtos e serviços não estão mais tão ligados à sensação de posse. E deve ser por isso que os serviços por assinatura são uma grande tendência no mundo dos negócios; a empresa que oferecer soluções práticas para nossas necessidades, sem necessariamente incentivar a compra e posse, será a qual mais iremos  recorrer.

E aqui eu confesso: meu cartão de crédito já tem, pelo menos, uns cinco tipos de serviço por assinatura. Conforme fui pesquisando sobre o assunto, mais serviços foram aparecendo de forma patrocinada nas redes sociais e fui me interessando. Além dos streamings, assinei o “Sempre em Casa” da Ambev, em que todo mês chega aqui em casa uma caixa da minha cerveja preferida, com frete grátis e mais em conta que no supermercado. A partir do próximo mês, vamos assinar o “Fruta Imperfeita” que, por um valor fixo por mês, nos entregará frutas e verduras a cada 15 dias. Ainda estou avaliando bastante a assinatura de cuecas e meias novas que chegam a cada mês e por aí vai…

Nos links abaixo, você confere mais informações e dados sobre essa tendência de mercado que tem muitas vantagens para nós consumidores, mas também para as empresas e microempreendedores que passam a ter uma renda recorrente. Se você conhecer mais serviços, me conta! Estou no Instagram @joaoarturvieira e podemos trocar informações. Tem sido um prazer explorar todas essas novidades!

Para ler mais sobre o assunto:

–  Clubes de Assinatura Tendência 1

–  Clubes de Assinatura Tendência 2

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =