Manaus,
×
Manaus,

Tecnologia & Comportamento

Se exercitar para não “pirar”

Confira dicas de como a tecnologia pode lhe ajudar a cuidar bem do corpo e da mente, ainda neste período de pandemia


A coluna de hoje volta a ter uma trilha sonora para ajudar a entrar no assunto e lhe inspirar. Não tem como não se sentir motivado com esse “Let’s get physicaaal”. Olha só!

Quem me conhece há mais tempo, sabe que eu nunca fui uma pessoa completamente ligada à prática de atividade física. Sempre soube dos benefícios, claro! Mas, realmente, evitava academia, não tinha tempo para praticar algo mais outdoor e realmente não ligava para toda essa pressão social de termos um corpo malhado e “bla bla bla”. Nunca foi muito meu perfil. Mas, aí, tudo mudou!

Eu continuo não ligando (tanto) para a questão estética do corpo, o que mudou é a forma como eu passei a entender os benefícios da prática de atividade física na minha vida, não só no corpo, mas, principalmente, na mente. Em algum momento da vida – acho que dos 30 anos para cá – passei a enxergar meu corpo mais como um “templo da minha alma”. Pode até soar exagerado falando assim, eu reconheço! rs Mas é a verdade! E foi quando passei a enxergá-lo assim, nessa dimensão, que comecei a repensar meus hábitos e me tornar mais consciente quanto à minha alimentação, aos cuidados com a pele e a importância de colocar o corpo em movimento. Percebe que é algo que vai muito além de ter um porte físico bom? A ideia aqui é lhe inspirar e lhe convidar a começar a enxergar seu corpo assim também.

(Foto: Reprodução/Instagram @joaoarturvieira)

Em enquete com meus amigos e seguidores no Instagram, sobre a prática de atividade física regular, 51% respondeu que não tem feito nada, recentemente – o que me surpreendeu, pois confesso que esperava um número bem mais alto, oposto ao “sim”. E ao perguntar o por que, as respostas são as já conhecidas “preguiça”,” falta de ânimo na vida”, falta de coragem e – eu ri – falta de “vergonha na cara”. Lendo assim, por amostragem, só reforça a minha sensação de que muitas vezes não cuidamos da gente muito por conta de falta de motivação pessoal do que falta de recursos, né? É algo que vem de dentro, da nossa mente. Mas, que a gente consegue, sim, mudar com a ajuda de profissionais e até mesmo com amigos ou pessoas que podem nos inspirar.

Faça isso! Comece o exercício de ser grato pelo seu corpo, pelo dom de estar vivo em meio à toda essa pandemia que estamos vivendo e você vai sentir a necessidade de cuidar mais dele. Já faz meses que estamos privados de vários lazeres e prazeres por conta da quarentena, mais confinados em casa e totalmente envolvidos no nosso home office, que tem uma hora que a cabeça/mente pede que você tenha essa “fuga”. Entre as respostas da enquete no Instagram, muitas pessoas disseram que fazer algum tipo de exercício ajudou a ter mais disposição, uma melhor sensação de ânimo e bem-estar e, o que achei o mais importante: ajudou na saúde mental.

No meu caso, tirar uma hora do meu dia para fazer uma caminhada ou corrida, sentir o corpo suar, estar em movimento tem feito toda diferença na minha rotina. Tenho praticado exercícios ao fim do expediente de trabalho e tem sido o “meu momento”, de descarregar a tensão do dia e de oxigenar a mente. Às vezes dá preguiça? Dá! Mas, a gente passa a sentir falta depois que vira uma rotina.

Na tentativa de lhe ajudar a também fazer algo por você, lhe apresento abaixo dicas de perfis e canais que estão na internet e produzem conteúdo sobre a prática de exercícios físicos. Espero que você encontre algum que se encaixe no seu perfil. Vamos nessa?

3 dicas para começar uma atividade física (Por Jonatas Cândido)

(Foto: Reprodução)

1 – Procure um profissional de educação física. Você pode até ficar sem academia, mas não fique sem o acompanhamento do profissional. Com ele, você pode treinar em qualquer lugar!

2 – Faça algo que você goste e que lhe dê prazer. O exercício não tem que vir acompanhado de cobrança, precisa ser leve para a sua mente!!!

3 – Não exagere! Nade de exercícios longos ou todos os dias da semana. Principalmente pra quem é iniciante. Treinos curtos dão resultados e a consistência deve acontecer lenta, mas progressivamente

Alguns perfis que valem a pena seguir:

Priscilla Leite (yoga) – é instrutora de yoga e tem se tornado referência no assunto. Seus vídeos são sucesso no Youtube, verdadeiras aulas gratuitas, organizados em playlists como “Yoga para aliviar dores”, “Yoga para aumentar foco”, etc. Ela tem conteúdo para quem começar a entender e praticar yoga e para quem já é praticante avançado.

Você conhece o canal dela no Youtube AQUI.

E você pode segui-la no Instagram AQUI.

Carlo Guaragna – também oferece aulas de Yoga na internet, mas com um grande diferencial: aliado à ótimas sessões de autoconhecimento. Carlo vai além da prática física e, diariamente, aborda um tema que faz pensar sobre como você tá conduzindo sua vida. É incrível!

Você pode segui-lo no Instagram AQUI.

Jonatas Candido – é personal trainner em SP e no Instagram oferece dicas de como você pode realizar exercícios da melhor forma, com a postura correta. De forma humorada, ele esclarece alguns mitos da prática de musculação, que ajudam muito no dia a dia. Você vai gostar! Vai por mim… rs

Você pode segui-lo no Instagram AQUI.

Thiago Matos – é fisioterapeuta em Manaus e, recentemente, tem compartilhado os benefícios da prática de atividade física pela manhã. No perfil dele, você encontra dicas de como executar alguns exercícios, além do life style dele mais saudável. Tem sido muito motivador começar o dia com os gritos dele de “Bom dia, bom dia, bom diaaaa” às 7h da manhã! rsrs

Você pode segui-lo no Instagram AQUI.

Para se exercitar em casa (canais no Youtube)

Madfit – para quem gosta de dançar, esse canal tem muitos vídeos com música e exercícios. É como se você estivesse fazendo uma coreografia, mas é com movimentos que te ajudam a alongar, queimar umas calorias e trabalhar músculos específicos. Você vai adorar! Começa por esse!

Você confere o canal no Youtube AQUI.

 • Exercício em casa – esse eu já fiz muito! rsrs Ideal para quem tem só 15 ou 20 minutinhos e quer se exercitar. O time de instrutores é animado, trabalha bem com o tempo e passa exercícios que você pode fazer na sala, mas com certeza lhe dão a sensação de que você fez uma atividade física.

Você confere o canal no Youtube AQUI.

Leitura extra:

4 plataformas online para fazer exercícios em casa;

12 apps liberados para fazer exercício em casa na quarentena.

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =