Manaus,
×
Manaus,

Tecnologia & Comportamento

Home office? “Deus me livre, mas quem me dera!”

Essa tem sido a reação de muitas pessoas com quem já conversei sobre o assunto. E, como tudo na vida, essa modalidade de trabalho tem seus prós e contras


A gente sabe que o home office não é novidade, que surgiu lá na década de 90 com a popularização dos dispositivos de comunicação e da internet. Porém, essa modalidade de trabalho ganhou destaque com a pandemia do novo coronavírus e “invadiu” da forma mais inesperada as nossas vidas e nossas casas. De uma semana para outra, vimos o computador /notebook ocupar os cômodos e, o que antes era “lar”, passou a ser escritório também. E, nós não estávamos preparados, não é?

O que, até então, parecia ser um privilégio de empregos bem posicionados ou de empresas mais modernas, passou a ser a realidade de quase todas os setores de trabalho e funções, desde o diretor de uma empresa até um assistente administrativo. Esse se tornou o maior exemplo do que já ouvimos vários especialistas comentarem: a pandemia só acelerou o processo de um novo hábito que levaria mais tempo para se consolidar.

No meu caso, essa tem sido a minha realidade já há 4 meses e por mais que eu seja jovem, antenado e “bla bla bla”, para mim tem sido uma grande novidade! E, hoje, percebo que, ao longo desses meses, já passei por diversas fases dessa experiência: 1) a euforia da oportunidade de ganhar dinheiro estando em casa; 2) o acúmulo de trabalho em horários irregulares; 3) o cansaço de estar no mesmo ambiente; e agora 4) a busca pelo equilíbrio entre curtir o meu lar e ser eficiente no meu trabalho. Esse, inclusive tem sido um grande dilema enfrentado por amigos com quem tenho conversado sobre o assunto.

Seguidor desabafa sobre “dilema” do home office (Foto: Reprodução/Instagram @joaoarturvieira)

E quando se tem família em casa? Parece que a experiência é mais conflitante ainda, segundo meus seguidores e amigos. É filho criança ou adolescente que está tendo que encarar as aulas à distância, mas não se concentra; é o acúmulo de afazeres domésticos, afinal, estando mais em casa, mais se cria bagunça e sujeira; é a falta de estrutura para uma prática de home office mais focada e confortável; é a falta de noção do chefe que demanda trabalho fora do horário comercial; é a carga emocional e estresse aumentando, com tudo isso acontecendo ao mesmo tempo… Nossa! A lista de desabafo – para não falar reclamações – é extensa!

Seguidora comenta a necessidade de aprender a lidar com o home office (Foto: Reprodução/Instagram @joaoarturvieira)

E foi quando eu li essa resposta da querida Silvanira Matos @matoss.sil que refleti: “É, é isso mesmo! A vida tem dessas surpresas e desafios, e cabe a nós sermos guerreiros(as) e buscar forças para entender como lidar e superá-los”. Cada um sabe a luta que trava diariamente para conciliar a vida pessoal e profissional, mas você não precisa encarar essa luta sozinho(a). E é por isso que na coluna de hoje, compartilho algumas ideias e sugestões na tentativa de lhe ajudar a ter uma experiência melhor estando de home office. Porque, sim, essa modalidade de trabalho tem muitos pontos positivos e veio para ficar! Vamos nessa?!

  • Primeiro de tudo: peça ajuda!

Se os dias estão pesados e esse conflito entre “o que é minha casa e o que é meu trabalho” está te consumindo, leve isso para terapia! Os serviços de psicólogos estão cada vez mais populares, facilitados através das consultas online e com valores acessíveis. Seguem perfis no Instagram de algumas psicólogas que são minhas amigas pessoais, que confio muito e que podem lhe ajudar: @psicologasandrahayashi, @mcolombarolli, @psi.anacarolinaalencar, @psi.alissia, @psicologaisabellalobo.

  • Segundamente: se você mora com sua família, peça ajuda deles!

O momento é de colaboração entre todos, então, não aceite acumular tantas funções domésticas, além das suas atividades profissionais. Com a família estando em casa, vale ter uma conversa, “jogar a real”, distribuir funções e delegar responsabilidades.

  • Respeite seus horários de trabalho

Não é porque estamos em casa que vamos trabalhar a qualquer momento. Isso não dá certo! É preciso ter a disciplina de começar e terminar suas atividades profissionais no seu horário formal de trabalho. Além de lhe conduzir para uma melhor produtividade e organizar melhor o seu dia, é o mais justo, né? E a postura inversa é essencial também: não é porque você está em casa, que vai tirar aquele cochilo de meia hora três vezes ao dia, nem vai ficar parando o trabalho a todo momento para arrumar algo na casa, lavar a louça e etc.

  • Valorize seu cantinho de trabalho

Por mais que as coisas em casa pareçam estar à mão a qualquer momento, vale montar um cantinho seu de trabalho, com as coisas que você curte e que podem te ajudar a manter o foco nas atividades. Se for em uma mesa, por exemplo, reúna ali o material de trabalho e tenha perto alguns petiscos/doces/snacks, umas opções de chá/café, alguns objetos decorativos, coloque uma playlist com músicas que você goste… É ali que você passa boa parte do seu tempo, vale um cuidado melhor e é uma das vantagens de trabalhar de casa!

  • Saia de casa, se movimente!

Eu sei que ainda estamos em uma pandemia, mas já temos informações suficientes para saber como nos proteger e proteger o próximo. A cada semana, os governos estaduais anunciam flexibilizações que fazem com que tenhamos mais opções de circulação, então, dê um passeio, saia para caminhar, mude de ambiente! Dê um tempo de casa! Máscara no rosto, álcool em gel na mão e vai!

Outras dicas de especialistas, você encontra na sugestão de leitura complementar ao fim do texto. No mais, respire fundo e tenha paciência! É preciso ter a “cabeça no lugar” para saber separar os ambientes e definir prioridades ao longo do dia. O período não é fácil, nos pede sabedoria, inteligência e paciência! Paciência com a tecnologia, com os contatos profissionais, com a nossa família e com a gente mesmo! Que esta música (dá o play abaixo) te ajude a refletir e entender que “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma […] a vida não para!”. E, sim, essa versão ganha um toque especial com as palavras do Padre Fábio de Melo.

Leitura Extra – Já “dei um google” por você!

7 dicas para ser produtivo durante o home office – AQUI

Empresas ampliam o home office até fim do ano – AQUI

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + vinte =