Manaus,
×
Manaus,

Doutor Sorriso

Uma pandemia de bruxismo?


Não importa como você foi afetado durante a pandemia, é provável que você enfrente ou tenha enfrentado mais estresse e ansiedade. Esses, podem afetar sua saúde de várias maneiras, incluindo o aumento da quantidade de apertamento dos dentes durante o dia e do ranger dos mesmos à noite.

Se você leu e pensou que estamos falando de bruxismo, você pensou certo! E se você não sabe o que é bruxismo, entenda que ele é uma atividade muscular mastigatória que, de certa forma, ‘força’ o contato dos seus dentes. Essa atividade, que é inconsciente, pode levar a vários problemas, todos ocorrendo em maior número entre os pacientes desde o início da pandemia.

(Foto: Divulgação)

Um estudo da Universidade de Tel Aviv encontrou um aumento de 15% a 34% nos sintomas de bruxismo entre os residentes de Israel e da Polônia durante isolamento da pandemia da Covid-19. Os pesquisadores confirmaram a ligação entre as pessoas que relatam níveis maiores de estresse e experimentam taxas mais altas de apertamento e ranger de dentes, além da dor facial, sendo os que tem crianças e idosos em casa os mais afetados pela condição.

Aqui uma questão precisa ser ressaltada: não apenas o estresse e a ansiedade estão associadas ao bruxismo, viu?! Diversos estudos já apontam associação com uso exacerbado de equipamentos eletrônicos, apneia do sono, refluxo gastroesofágico e uso de alguns medicamentos.

Por isso, o diagnóstico da ‘causa’ do bruxismo vai muito além de investigar o estresse e a ansiedade e, consequentemente, o seu tratamento pode envolver diversos profissionais, além do dentista. A dica aqui é: caso você tenha algum desses fatores de risco que podem estar associados ao bruxismo, e principalmente se essa condição tiver piorado durante a pandemia, procure o seu dentista (mas lembre-se que pode ser que ele não seja o único que pode te ajudar). Com bruxismo ou sem bruxismo, a gente se vê no próximo texto. Até

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

1 Comentários

  1. Aélia Responder

    Matéria muito relevante para os dias que estamos vivendo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quinze =