Resultante da mistura do amarelo com o azul, o verde representa desde os movimentos de preservação ao meio ambiente até a liberdade expressa em semáforos. No mês de julho, por sua vez, a cor assume o protagonismo e representa a sensibilidade de um tema de saúde pública: o câncer de cabeça e pescoço.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse câncer representa o nono tipo mais comum no mundo, com cerca de 700 mil casos registrados anualmente. No cenário brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que houve, em 2018, 31.980 novos casos desse tipo de câncer que pode acometer as regiões localizadas na boca, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal, seios paranasais, tireoide, pele, ossos e partes moles da região.

A edição de 2020 da campanha #JulhoVerde estimula o autocuidado e tem como lema ‘Seu corpo é sua vida. Não o destrua!’, trazendo o protagonismo a cada indivíduo sobre os fatores de risco que envolvem o consumo excessivo de carne vermelha e enxaguantes bucais, uso de próteses desadaptadas e com potencial de formação de lesões, além do uso de cigarro, álcool e contração do vírus HPV.

A prevenção, de acordo com a OMS, pode reduzir o número de novos casos em até 25% nos próximos 5 anos, sendo que os casos com diagnóstico precoce apresentam uma taxa de cura de 80%. Por isso, evitar os fatores de risco é fundamental para o aspecto preventivo (inclua na sua lista a boa higiene oral) e a realização do autoexame deve começar a fazer parte da sua rotina diária.

(Foto: Divulgação)

Lesões, como aftas, que persistam na sua boca por mais de duas semanas e o aumento de volume de estruturas, assim como a presença de nódulos na região do pescoço devem ser motivos de alerta. Por isso, fique de olho!

Leia também...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal.
Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code