Manaus,
×
Manaus,

Guimarães em Portugal

Guimarães é uma cidade localizada no distrito de Braga, ou seja, seria como falar que Parintins é no Estado do Amazonas


Um olá muito carinhoso você que está do outro lado da telinha. Em nossa segunda coluna do “Em Boa Companhia” quero levar você a uma cidade encantadora. Sejam bem-vindos a Guimarães.

Localizado no Norte de Portugal, falar Guimarães é falar em Braga e vice-versa. Como dizer: Romeu e Julieta, Zezé de Camargo e Luciano ou Patati Patata. E eu explico porque: Guimarães é uma cidade localizada no distrito de Braga, ou seja, seria como falar que Parintins é no Estado do Amazonas. No Distrito de Braga, fica a Cidade de Braga e Guimarães fica cerca de 20 minutinhos de Braga. Sua proximidade, faz com que muitas pessoas morem em uma cidade e  estudem ou trabalhem em outra. É muito comum, em pacotes turísticos, as empresas fazerem Guimarães e Braga no mesmo dia, pela proximidade das cidades e pelos pontos turísticos que podem ser aproveitados em um mesmo dia.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Guimarães, no passado chamada de Vimaranes, conta já com mais de um milénio desde a sua formação e é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. O passeio na cidade pode se dar em um único dia, chegando cedo e desfrutando dos belos lugares que traz a região:

O que valeu a pena:

• Castelo de Guimarães: Sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da Cidade. O belo castelo está localizado próximo ao centro cultura, podendo -se andar toda essa região à pé. O acesso às redondezas do castelo é gratuito e dá para tirar belas fotos mesmo sem entrar. Se optar por visitar o Castelo, o valor é cerca de 8 euros. Venha com tempo para conhecer o que esse belo lugar carrega da sua história.

• Centro Histórico: estacione em qualquer lugar no centro histórico e ande pelas belas ruas de Guimarães. Vale a pena procurar o centro para informações turísticas localizada nessa região. Eles têm mapas e várias dicas legais de onde ir. O local é conhecido por sua bela arquitetura e ruas estreitas cheias de paisagens para lindas fotos.

• Praça da Oliveira: Localizada no Centro Histórico, a praça traz um cenário maravilhoso para quem quer simplesmente andar e andar, entrar e sair de ruas sem pressa. É onde está situada a Igreja das Oliveiras e o Largo

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

• Largo República do Brasil: Também ao lado do Centro histórico, esse cenário maravilhoso reúne um belo jardim em meio a ruas repletas de carros, com uma bela igreja ao fim. A foto fica incrível.

• Santuário da Penha: suba de carro por alguns minutos e chegarás ao topo da montanha, de onde se vê toda a cidade de Guimarães, um cenário incrível, onde está o Santuário da Penha, um local de muita paz e onde cabe uma boa oração. Lá no topo, tem opções de cafeteria, que aqui se chamam Pastelarias, para um bom café ou chá no fim de tarde.

• O Bacalhau Tradicional do Restaurante Nora do Zé da Curva: Gente! Que bacalhau foi esse? O restaurante tem cerca de 30 anos, super tradicional, em que se tem toda a família trabalhando juntos. É uma atmosfera espetacular, com pratos gostosos e em bom preço. Lembre-se de que o bacalhau para um, serve dois, muito bem.

(Foto: Arquivo Pessoal)

• Restaurantes no Centro Histórico: São diversos e todos com mesas na calçada. O que faço muito é colocar o nome do restaurante no App TripAdvisor e sentir como tem sido os comentários. Me ajuda muito a não ser surpreendido a lugares muito caros ou de baixa qualidade.

• Estacionamento: O local tem bastante oferta de estacionamentos na rua, por meio do Parking. Também é possível ter alguns, não muitos, parkings ao longo do centro histórico. No Santuário da Penha não tem valor a pagar por estacionar. Apesar de ser uma cidade muito seguro, vale a pena estar atento para não deixar pertences no carro, pois já ouvi casos de vidros quebrados, infelizmente. Também vale a pena ter sempre moedas no carro. Isso ajuda muito na hora de usar as máquinas de parkings, já que elas só aceitam moedas.

O que não valeu a pena (para mim):

• Visitar a cidade em dias muito quentes: Fiz duas visitas recentes à Guimarães, um em um dia com temperatura amena, ventinho no rosto e pouco sol e outro em um sol escaldante de quase 40 graus. Confesso que o segundo foi bastante cansativo e o desejo era fazer tudo de carro. Por tanto, se puder escolher visitar os locais em um dia menos quente, ou em um final de tarde, certamente que o desfrute será melhor.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 3 =