Manaus,
×
Manaus,

Melancolia de Natal


Se tem uma data comemorativa que me causa verdadeira melancolia e preguiça, essa data é o Natal. E não pela questão religiosa (antes que alguém me cancele no famoso Tribunal da Internet), por favor, não é esse o motivo. Simplesmente não consigo me envolver no tal espírito natalino e em tantas outras cositas más.

Aliás, as atitudes de final de ano me deixam muito reflexivo. Sempre me questiono como pode a pessoa esperar o ano inteiro para ser benevolente apenas na época do Natal? Seria uma tentativa de reparar as atitudes tomadas ao longo de todos os outros meses do ano?

(Ilustração: Grim)

Sou avesso as famosas ‘confras’! Das que participo – poucas, por sinal – é apenas para não quebrar a ‘corrente’ e abraçar meus amigos mais íntimos e próximos. Juro que já tentei participar das grandes ‘confras, mas não consigo estar de corpo e alma.

Ainda sobre o Natal, parece meio clichê dizer que a data perdeu seu principal significado, mas é algo irrefutável. Tudo gira em torno de que roupa usar, de que presente comprar, da ceia perfeita, da foto perfeita, da família perfeita (ou não) enquanto o verdadeiro significado, se perdeu.

Sei, também, que deveria ser uma data de alegria, pelo menos para os praticantes do Cristianismo, mas o Natal me causa essa melancolia. E não que eu tenha tido comemorações traumáticas, acredito que não, mas é uma sensação que pouco consigo explicar. E essa sensação se manifesta ao longo de todo o mês de dezembro, e só melhora próximo do Ano Novo.

Confesso que me sinto culpado por ter esse misto de sentimentos. Quando vejo todo mundo ao me redor animadíssimo com o Natal, penso que deve ter algo de errado comigo, que talvez nem mesmo a terapia consigo me explicar. Já passei o Natal em família, com amigos, namorando, solteiro, em festa, mas não me senti confortável em nenhuma das ocasiões.

Mas como sou brasileiro e não desisto nunca, espero ansiosamente pelo Natal em que eu possa ficar tão animado quanto aqueles ao meu redor e, quem sabe, poder escrever sobre essa experiência. Apesar da melancolia que me acomete no momento, não posso deixar de desejar um Natal próspero a todos, e que Jesus possa nos abençoar hoje e sempre com saúde e amor. Até mais!

*Bruno Mazieri tem 36 anos, é jornalista e atua como assessor de imprensa

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

1 Comentários

  1. Adriana Lima Responder

    Amo os textos do Bruno Mazieri, além da linguagem limpa e simples, é muito sucinto e de fácil assimilação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =