Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Janja escolhe obra de amazonense para expor na entrada de seu gabinete

"Retrata a força e ancestralidade feminina" declarou a primeira-dama ao compartilhar foto da obra nas redes sociais


A primeira-dama, Janja Lula da Silva, compartilhou nesta sexta-feira (13) uma nova obra de arte para o Palácio do Planalto, o quadro da artista amazonense Mady Benzecry (1933-2003). A obra ficará exposta na entrada do gabinete de Janja.

Jacob Benzecry, filho de Mady, carinhosamente conhecido como Elly, pelos amigos, comentou qual foi sua reação ao ver a obra de sua mãe ser escolhida por Janja.

“Foi com surpresa que vi a notícia, me senti muito honrado e orgulhoso, sempre admirei as obras de minha mãe”, declarou Benzecry.

Sobre a artista

Nascida em 19 de fevereiro de 1933, em Manaus, Mady Benoliel Benzecry era filha de uma tradicional família do Amazonas de ascendência judaico-marroquina, a Pazuello e Benoliel.

(Foto: Reprodução/Batista & Mady: vida e obra – Embaixadores da alma brasileira)

Benzecry se mudou para o Rio de Janeiro aos 30 anos. Casou com o entalhador pernambucano Eugênio Carlos Batista. Juntos, eles fizeram diversas exposições de obras assinadas “Batista e Mady”. Mady teve 2 filhos de seu primeiro casamento, com Elias Benzecry: Jacob Elias Benzecry e Norma Nellie. A artista plástica se inspirava em artes populares e utilizava cores exuberantes.

Ela também publicou 2 livros de poesia: “De todos os crepúsculos” (1964) e “Sarandalhas” (1967). Ambos foram ilustrados pelo também artista amazonense Moacir Andrade. Mady Benzecry morreu em 11 de junho de 2003, aos 70 anos, no Rio de Janeiro.

Tela de Mady Benzecry exposta na pinacoteca particular do empresário Zeca Nascimento (Foto: Arquivo)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 3 =