Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Prêmio FOCO ArtRio 2024 está com inscrições abertas

Em 2023, Uyra foi a primeira artista do Amazonas a receber o Prêmio


O Prêmio FOCO ArtRio completa 10 anos de existência em 2024. Durante sua trajetória, o prêmio reconheceu mais de 30 artistas, que receberam como premiação residências artísticas. Este ano, com o apoio do Instituto Cultural Vale, o Prêmio vai selecionar mais cinco artistas.

unnamed-1-53

(Foto: Divulgação)

Com um importante trabalho de reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros, o Prêmio FOCO ArtRio quer estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional.

As inscrições são gratuitas, entre os dias 13 de maio e 14 de junho, no site da ArtRio, onde está disponível o edital completo. Podem participar artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira.

As residências parceiras do Prêmio FOCO ArtRio esse ano são: Solar dos Abacaxis (Rio de Janeiro, RJ); Chão Slz (São Luis, MA); Residência Cabra (Ilha do Ferro, AL); Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes (Goiânia, GO); e Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, PT).

Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2024 e agosto de 2025. Além disso, participarão da próxima edição da ArtRio, que acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale.

unnamed-2-37

Vencedores 2023 – Gê Viana, Rose Afefé, Monica Ventura, Uyrá, Laryssa Machadao e Yhuri Cruz (Foto: Bruno Ryfer)

O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações.

Ao realizar o Prêmio FOCO ArtRio, temos a possibilidade de reconhecer e dar visibilidade nacional a artistas das mais diferentes regiões do país. Ao ter residências artísticas como premiação, acreditamos no incentivo ao aprendizado, desenvolvimento de novas técnicas, interação com novas realidades e culturas. Queremos cada vez mais trazer para o mercado talentos diversos, que irão contribuir para o enriquecimento do setor”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Em 2023, o Prêmio FOCO ArtRio recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos.

Dúvidas sobre o Prêmio FOCO 2024 serão esclarecidas pelo email [email protected]

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + cinco =