Manaus,
×
Manaus,

Educação

UEA: uma das gestoras técnicas do Centro de Bionegócios da Amazônia

Universidade pretende modernizar a atuação do CBA no Brasil, redirecionando o órgão para a transformação de pesquisas em negócios sustentáveis


Após duas fases de seleção entre instituições de todo o Brasil, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi escolhida como uma das gestoras técnicas do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e terá como parceira a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), escolhida pelo Ministério da Economia para ser a gestora financeira do CBA. Agora, a UEA, Fuea e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) terão a missão de transformar o CBA em núcleo de atração de investimentos de bioeconomia no Amazonas.

(Foto: Suframa/Divulgação)

A União, por intermédio do Ministério da Economia, nos termos do disposto na Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998; no Decreto nº 9.190, de 1º de novembro de 2017; na Portaria nº 297, de 12 de junho de 2019, do Ministério da Economia, e do Estudo de Publicização – Centro de Bionegócios da Amazônia, tornou público, na terça-feira (20/12), o resultado final da segunda fase de seleção de pessoa jurídica de direito privado, qualificando como organização social e celebrando o contrato de gestão que tenha por objeto o gerenciamento do CBA.

Além da UEA e Fuea, o IPT e a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) irão atuar na gestão estratégica, tática e operacional do CBA.

O Chamamento Público Sepec nº 01/2022, publicado no Diário Oficial da União de 6 de maio de 2022, referente à seleção de pessoa jurídica de direito privado, consagrou vencedora do certame a Fuea, representante legal do consórcio Fuea, UEA, IPT e FIPT.

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, responderá pela definição das políticas públicas vigentes, regulação, fomento e supervisão das atividades executadas pelo centro.

Determinação

O reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, destacou a importância deste novo cenário para o CBA e ressaltou que essa será uma grande oportunidade para que o Amazonas esteja entre os primeiros estados da federação brasileira a ocupar o ranking de inovação tecnológica oriunda da Biodiversidade no mundo.

“Essa é uma das mais importantes participações da UEA em um chamamento público. A partir dessa parceria, iremos desenvolver pesquisas de ponta para a ciência, para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que porventura necessitem de consultoria nas mais diversas áreas como, por exemplo, a de biotecnologia”, pontuou o reitor, acrescentando que a riqueza da biodiversidade da Amazônia precisa ser vista pelo mundo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =