Manaus,
×
Manaus,

Educação

Secretaria de Educação abre inscrições para Provão Eletrônico

Do dia 15 até o dia 20 de fevereiro, os candidatos poderão acessar o site do exame supletivo e realizar sua inscrição


A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar inicia, nesta quinta-feira (15/02), as inscrições para o “Provão Eletrônico” da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Fundamental e Médio, de 2024. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de fevereiro.

educacao_provao-eletronico_foto-euzivaldo-queiroz_-1

Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O Exame Eletrônico é voltado para aqueles que buscam a regularização dos estudos e a certificação de conclusão do Ensino Básico. A avaliação tem o total de 20 questões, sendo as provas do Ensino Fundamental e Médio compostas por oito e 12 componentes curriculares, respectivamente.

As avaliações acontecerão entre os dias 21 de fevereiro e 31 de maio em Manaus, no local e no turno escolhido, previamente, no momento da inscrição realizada no site examesupletivo.seduc.am.gov.br. É importante que o candidato que nunca realizou a avaliação faça, primeiramente, o seu cadastro no site.

Coordenador na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), André Luiz Siqueira, reforçou a importância daqueles que desejam realizar o provão se inscrevam e compareçam ao exame.

“É uma vaga de emprego, uma chance de fazer um concurso público, são vestibulares que eles podem fazer. Todas essas áreas exigem certificação”, comentou André.

Sobre o processo

Para se inscrever, o candidato deve entrar no site do exame supletivo e preencher todos os dados que são exigidos. Neste momento, o candidato deve selecionar o horário, o polo de aplicação e os componentes que ele deseja realizar a prova. O candidato pode escolher até quatro componentes, por turno e por dia, para realizar a avaliação.

Os componentes são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte para o Ensino Fundamental e, para o Ensino Médio, há a exclusão de Ciências e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia, dentre as demais já citadas.

Para ser aprovado é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0.

A avaliação é realizada de maneira eletrônica e o resultado é divulgado na hora. Vale ressaltar que o candidato não precisa ter conhecimento técnico sobre a ferramenta, pois terão professores auxiliares no momento da prova.

Locais de aplicação e turnos

> Instituto de Educação do Amazonas (IEA) – manhã e tarde

> Escola Estadual Pe. Luís Ruas – manhã, tarde e noite

> Escola Estadual Eliana Pacheco Braga – manhã e tarde

> Escola Estadual Sólon de Lucena – manhã, tarde e noite

Caso o candidato não consiga realizar a inscrição de forma on-line, ele pode comparecer a um dos locais de aplicação e realizá-la de forma presencial.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 16 =