Manaus,
×
Manaus,

Educação

Inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Prazo segue até o dia 15 de março


Estão abertas, até o próximo dia 15 de março, as inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As escolas que ainda não se inscreveram podem realizar o processo por meio do site oficial da olimpíada, disponível pelo link https://bit.ly/InscriçãoObmep2024.

educacao_alunos-em-atividade-na-sala-de-aula_foto_euzivaldo-queiroz-1

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto | Reprodução Live

Para se inscrever na Obmep, é necessário que as escolas preencham uma ficha disponível no site, informando o código MEC/Inep e criem uma senha. No regulamento, os representantes das escolas encontrarão todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para a participação.

Neste processo, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), tem atuado na mobilização das escolas, visando o aumento do número de inscrições.

“Estamos no momento de comunicação com as coordenadorias distritais e regionais sobre datas e quaisquer outras eventualidades. Também disponibilizamos, para os coordenadores da Obmep, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), que tem capilaridade em todo o estado. O trabalho é de divulgação e incentivo”, declarou a diretora do Deppe, Wilmara Cruz.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep bateu dois recordes em 2023: com o número de escolas participantes em todo o país, com 55,3 mil instituições, e de municípios, com a marca de 5.563 cidades, alcançando 99,87% dos municípios brasileiros. No total, mais de 18,3 milhões de alunos participaram da competição no último ano.

Modelo de aplicação

A Obmep é dividida em três níveis, em que o “Nível 1” corresponde ao 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; o “Nível 2” ao 8º e 9º ano e o “Nível 3” é referente ao Ensino Médio.

As provas também serão realizadas em duas fases, onde a primeira é classificatória para a segunda. O primeiro certame é composto por 20 questões objetivas, realizado na própria escola do aluno inscrito. Na segunda fase, é realizada uma prova discursiva com seis questões, em centros de aplicação escolhidos pela organização da Obmep.

Amazonas

Em 2023, a participação das escolas da rede estadual de ensino foi acima de 95% na primeira fase da olimpíada. No final do último ciclo de Obmep, a rede estadual foi responsável por 54 medalhas conquistadas a nível nacional, com cinco medalhas de ouro, 12 de prata e 37 de bronze. Além disso, foram 434 menções honrosas conquistadas, que resultaram em certificados enviados aos alunos pela própria equipe organizadora da Obmep.

Os alunos medalhistas a nível nacional também têm o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa de R$300 mensais, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Governo Federal.

 

Calendário Obmep 2024

Até 15/03/2024 – Período de inscrição

04/06/2024 – Realização da prova da 1ª fase

02/08/2024 – Divulgação dos Classificados para 2ª fase

19/10/2023 – Prova da 2ª fase

20/12/2024 – Divulgação dos premiados

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − três =