Manaus,
×
Manaus,

TUDO AZUL: Caprichoso é campeão

Caprichoso leva o título com o espetáculo “Amazônia: nossa luta em poesia"


Após dois anos sem a disputa dos bois bumbás, o Festival de Parintins tem novo campeão. Caprichoso trouxe para o 55° Festival Folclórico de Parintins “Amazônia: nossa luta em poesia”, celebrando a Amazônia e levando pra arena a luta em defesa da floresta, o lado azulado levou a melhor na Ilha Tupinambarana.

Jender Lobato, presidente do Caprichoso comemorou. “Venceu o boi que fez a melhor apresentação […]. Minha alma está lavada, fizemos o melhor boi que podíamos fazer”, disse Lobato muito emocionado.

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)

Sentimento Porreta

O boi-bumbá Caprichoso fechou a primeira noite de apresentações do Festival na sexta-feira (24), emocionando torcedores e brincantes no Bumbódromo com o subtema “Amazônia-Floresta: o grito da vida”. A Resistência dos povos tradicionais norteou o segundo dia de apresentação do Touro Negro que foi o primeiro a se apresentar na noite de sábado (25). O espetáculo retratou a pluralidade e resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia com o subtema “Amazônia-Aldeia: o brado do povo”, parte da temática “Amazônia: Nossa luta em poesia”.

A “Amazônia-Festeira: o clamor da cura” deu o tom da festa azul e branca no terceiro dia de apresentações do Festival. Caprichoso encerrou o 55° Festival Folclórico de Parintins mostrando suas raízes identitárias e homenageou o fundador, Roque Cid. Na arena do Bumbódromo, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parintinense que transformou seus sonhos e lutas em poesia.

(Foto: Bruno Zanardo/Secom)

Vermelhou no curral

O clima de despedida que começou com o anúncio da saída de Sebastião Jr, levantador de toadas do Garantido, durante a passagem de som do boi encarnado na tarde do último domingo (26), tomou conta das redes sociais e os também levantadores de toada David Assayag e Edilson Santana se despediram do boi de pano.

Sebastião Jr anunciou sua despedida como item 2 do Boi Garantido durante a passagem de som do bumbá vermelho e branco, na ocasião agradeceu por tudo que fizeram por ele. “Hoje eu vou deixar história nessa arena. Obrigado a cada um de vocês”, disse Sabá. Confira o vídeo a seguir:

Nesta segunda-feira (27), foi a vez de David Assayag anunciar sua saída. Em nota, Assayag lamentou e pediu desculpas à Galera vermelha e branca. “Em todos os momentos me dispus a somar na área musical e jamais aprovei qualquer tipo de divisão que sempre é e será prejudicial ao Garantido. Peço desculpas ao povo encarnado se não consegui, neste festival, alcançar a performance esperada, devido a fatores alheios a força do meu sentimento e da minha consciência pela vitória do Garantido”, disse Assayag em trecho. Confira a nota na íntegra.

Em sequência, foi a vez de Edilson Santana se despedir do item 2, o também levantador de toadas, se despediu por meio de nota em suas redes sociais. Santana falou em tom enigmático e despediu-se de sua nação. “Sou liberto de vaidades e prezo muito a minha paz de espírito, por isso quero poder lhe ajudar (Presidente do boi) e ajudar o Garantido, aqui do meu lado de fora. A nação necessita do querido Sebastião Jr e ela o terá”, disse Santana em trecho. Confira a seguir.

(Foto: Reprodução Instagram)

Entre os itens oficiais do bumbá que entregaram seus cargos e se despediram em suas redes sociais, estão: Rogely Ferreira, a Catirina, Davizinho Assayag, Tuxaua, Leonardo Pantoja, DGE, Allan Rodrigues, DGE, e Adan Renê, DGE. Ida Silva, vice-presidente do Garantido, anunciou em rede social que os cargos da Direção Geral de Espetáculo estão extintos e novos nomes serão anunciados em breve.

(Foto: Reprodução Internet)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + catorze =