Manaus,
×
Manaus,

Cinema

‘Rio do Desejo’ tem pré-estreia em Teatro Amazonas lotado

O filme tem estreia nacional marcada para o dia 23 de março. Confira o bate-papo do Portal MZM com o diretor Sérgio Machado, e os atores, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira


O longa ‘Rio do Desejo’, baseado em um conto do autor amazonense Milton Hatoum, fez sua pré-estreia no Teatro Amazonas com a casa lotada, na presença do diretor do filme, Sérgio Machado, dos protagonistas Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira e de atores amazonenses que fizeram parte do elenco.

(Foto: Portal MZM)

O filme, gravado em Itacoatiara, faz sua estreia nacional nas salas de cinema no dia 23 de março. Inspirado no conto ‘O adeus do comandante’ do livro ‘A cidade ilhada’ de Hatoum, conta a história dos três irmãos, Dalberto (Daniel de Oliveira), Dalmo (Rômulo Braga) e Armando (Gabriel Leone), que vivem sob o mesmo teto e se apaixonam de forma arrebatadora pela mesma cabocla, Anaíra (Sophie Charlotte).

A trama hipnotiza e prende do início ao fim, com muita regionalidade, comidas típicas do Amazonas, mistério, paixão e cenas de tirar o fôlego tendo a Amazônia como fundo de uma grande obra cinematográfica brasileira que já faz sucesso mundo a fora antes mesmo de sua estreia.

Em conversa, Sérgio Machado relata que a contribuição de Hatoum para o longa foi muito maior do que o escritor diz.

“Ele (Hatoum) tinha um conto e falou que sabia muito mais desses personagens do que estava escrito. Disse que sabia tudo o que acontece com eles no passado e futuro, então eu falei ‘Coloca no papel aí’. Ele foi escrevendo outros contos, então a contribuição dele é enorme”, disse Machado

(Foto: Di Polari Produções)

“Tem um conto que é o ‘Sonho de Anaíra’, tem um outro que é o que traz o terceiro conto, que nem existe no original, então na verdade ele foi escrevendo vários contos, e a coisa mais legal é que o editor dele está sugerindo que ele pegue esses contos e expanda ainda mais e transforme num romance. Isso seria um caso raro de um conto que virou filme, e de um filme que virou romance. Depois a gente adapta esse romance e nunca tem fim”, conclui Machado.

Os atores contaram um pouco sobre como foi gravar tendo a floresta amazônica como cenário principal da trama.

“Filmar na Amazônia é sempre muito especial, me atinge muito forte porque tem muita informação de sabores, de olhares, de jeito, de cores, de sensações que só aqui mesmo”, conta Daniel de Oliveira.

(Foto: Di Polari Produções)

“É uma experiência tão revolucionária, tão forte, passar muitas semanas convivendo com a população da cidade, passando pela experiência pra falar de amor, pra falar de desejo, de liberdade, com um filme que tem roteiro do Sérgio com o Milton. A troca com os atores, os que eu já conheço e com os novos que fui encontrando nesse processo, atores estreantes e daqui, foi tudo muito rico. É sempre uma aventura filmar, mas tem alguns projetos que tem um mistério diferente, que as vezes você só vai entender o tanto que você se transformou e a importância depois”, relata Sophie sobre a experiência em fazer parte do longa.

(Foto: Di Polari Produções)

Confira o bate-papo completo com o cineasta Sérgio Machado e os atores, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira no áudio a seguir.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dezenove =