Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Amazonas assina termo em campanha global de combate à hanseníase

Iniciativa preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou trabalhos da campanha pelo Amazonas


O Governo do Amazonas assinou, nesta terça-feira (28/09), um termo de cooperação firmando compromisso com outras entidades para atuarem no combate à hanseníase. A iniciativa integra a campanha global promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulada “Don’t Forget Hansen’s Disease” (“Não Esqueça da Hanseníase”), voltada a promover mundialmente a conscientização sobre a doença, bem como combater a discriminação das pessoas acometidas.

A assinatura do termo estabelece um compromisso público dos entes a atuarem na ação global, preconizada pelo embaixador da Boa Vontade para Eliminação da Hanseníase da OMS, Yohei Sasakawa. A solenidade ocorreu no auditório Damião Litaifff, na sede da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A unidade coordena ações de combate à hanseníase no Amazonas.

(Foto: Arthur Castro/Secom)

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, a assinatura do termo de cooperação reafirma o compromisso do Governo do Estado em desenvolver ações que contribuam para a eliminação da doença no estado.

Ainda segundo o diretor, a assinatura do termo de cooperação fortalecerá programas afetados pela pandemia, tais como o Apeli. Ele explica que, no ano passado, 267 novos casos de hanseníase foram detectados no Amazonas. No entanto, o número pode ser maior por conta das dificuldades de acesso aos serviços de saúde impostas pela Covid-19. Apesar dos obstáculos, ele acredita que é possível reverter o cenário.

Evento 

Além do diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, estiveram presentes no evento os coordenadores nacional e estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio e Pedro Borges, respectivamente. Também participaram da cerimônia o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, e a Miss Brasil Mundo 2021, Carolina Teixeira, embaixadora da causa no Brasil.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destaca a parceria com o Governo do Amazonas e entidades como o Morhan para garantir o funcionamento das atividades de combate à hanseníase.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + dezoito =