Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Jorge Mojica é Cidadão do Amazonas

Nascido na Colômbia, o empresário expandiu pelo Brasil a marca Top Internacional com sede em Manaus com uma geração de empregos há 56 anos, desde que fundou a empresa


Aos 88 anos, Jorge Mojica, nascido na Colômbia, recebeu o título de Cidadão do Amazonas, hoje, 29 de abril, às 13h, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no plenário Ruy Araújo. A propositura foi do deputado estadual Adjuto Afonso.

img-20240429-wa0062

Foto: Mazé Mourão

O empresário, proprietário da Top Internacional, escolheu Manaus como sua morada, onde constituiu família e expandiu seu empreendimento pelo Brasil. A importadora, fundada em 1968, iniciou nesta época um novo mercado na cidade, o de varejo de importados de luxo. O terreno economicamente fértil de Manaus e o perfil visionário de Jorge Mojica, sedimentou a importadora de referência na região Norte, gerando centenas de empregos.

“É uma grata satisfação conceder o título de cidadão do Amazonas ao empresário Jorge Mojica, que há mais de 50 anos gera emprego e renda em nosso estado, contribuindo com o fomento da economia”, afirma Adjuto Afonso.

“A iniciativa foi de minha autoria, mas contou com o apoio de todos os demais parlamentares, porque entendemos a importância desse gesto produtivo para o Amazonas, e pra nós é um reconhecimento a ele por esse serviço prestado”, enfatiza.

img-20240429-wa0064

Foto: Mazé Mourão

A avenida Eduardo Ribeiro, Centro histórico de Manaus foi o endereço das primeiras operações da Top Internacional, o que reforçou o glamour da época, permitindo o acesso aos importados mais procurados do mercado e às marcas internacionalmente conhecidas, sem precisar sair do estado. Além das operações na cidade de Manaus, a Top Internacional possui unidades em Guajará-Mirim, Macapá, Recife, Belém e São Paulo.

img-20240429-wa0061

Foto: Mazé Mourão

Mojica é reconhecido pelo time da importadora, como um verdadeiro líder. Como cita a diretora comercial da importadora, Patrícia Berg, que há 20 anos atua no grupo. “Ele é verdadeiramente um líder que inspira não só a mim, mas a todos na Top Internacional, a perseguir nossos objetivos com paixão e determinação, mantendo sempre a humildade e o respeito pelos outros”, relata.

Biografia

Nascido em 26 de abril de 1936 em El Espino, Boyacá, Colômbia, Jorge Enrique Mojica Buitrago, concluiu o ensino primário em sua cidade natal, prosseguiu com estudos secundários no Colégio José Joaquin Ortiz com os Jesuítas (1950 a 1955) e seguiu para formação na Escola Militar de Cadetes (1956), onde alcançou o posto de subtenente da Reserva. Com uma sede insaciável por conhecimento, Jorge Mojica estudou Economia na prestigiada Universidade de los Andes em Bogotá, antes de iniciar carreira como Oficial da Alfândega em Barranquilla. Sua paixão pelo comércio o levou à cidade de Paris, onde se especializou em comércio de perfumaria.

Em 1967, estabeleceu a Mundial Magazine, marcando o início de uma jornada empreendedora em Manaus, onde chegou na sexta-feira de carnaval de 1968. No mesmo ano, fundou a Top Internacional, inaugurando a primeira loja na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, dedicada ao segmento de roupas e acessórios de luxo. A expansão se deu com a abertura de outra loja Top Internacional em 1980. Mojica não se limitou a Manaus, estendendo suas operações para cidades como Guajará-Mirim, Macapá, Recife, Belém e São Paulo, na conhecida Rua Oscar Freire, consolidando assim seu legado no varejo de luxo.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + catorze =