Contratações, na real, a Secretária de Saúde do Amazonas (Susam) ainda não consegue informar, mas já pode destacar alguns números de profissionais que atuarão durante os próximos 90 dias, nos hospitais da cidade. E, quanto a compra de 28 respiradores pela empresa FJAP, que suscitou polêmica e gerou ‘Nota de Esclarecimento’ do Governo, esses equipamentos já chegaram, mas ainda faltam três. Leia, abaixo, a breve entrevista com a Susam.
PMM – Entre os profissionais que chegaram a Manaus, vindos pelo acordo do Ministério da Saúde e as contratações em Manaus, tem como informar o total de profissionais que vai trabalhar no Covid 19?*
R: O ministério da Saúde está enviando 7 médicos e 10 enfermeiros com previsão de chegada nesta quinta-feira (16/4). Ainda não tem como informar a quantidade total de profissionais que irão atuar. Mas somente dos bombeiros, são 517 profissionais aprovados no concurso. A Susam também abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS), com inscrição de 16 a 17 de abril, para a contratação temporária, por 90 dias, de 704 técnicos de enfermagem.
PMM – Os bombeiros concursados serão exclusivos do Hospital Nilton Lins?
R: Os que serão convocados agora sim. Segundo o vice governador Carlos Almeida, os bombeiros militares atuarão, neste momento, na rede de assistência aos pacientes com Covid-19, em especial no hospital da Universidade Nilton Lins, que funcionará como unidade de apoio ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. 18 bombeiros do mesmo concurso já estão reforçando o quadro da Susam durante a pandemia, atuando na Fundação de Vigilância em Saúde.
PMM – Quando chegam os respiradores importados pela empresa FJAP?
R: Dos 28 respiradores adquiridos, já foram entregues 25 pela empresa.