Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Governo do Amazonas recebe primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer

Mais de 44 mil doses do imunizante que protege contra Covid-19, Ômicron e as subvariantes chegaram nesta quinta-feira


O Governo do Amazonas recebeu, nesta quinta-feira (09/02), o primeiro lote de vacina bivalente da Pfizer, com 44.400 doses do imunizante. As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original da Covid-19 e também contra a Ômicron e as subvariantes dela. As doses recebidas darão continuidade ao Plano Nacional de Vacinação (PNI), iniciando pelos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

(Foto: Arthur Castro/Secom)

As doses da bivalente chegaram por volta das 13h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e de lá foram escoltadas até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para o secretário de saúde, médico Anoar Samad, é importante que a população dê sequência ao esquema vacinal contra Covid-19, iniciando com a aplicação de doses monovalentes para que depois tenham acesso às bivalentes.

“O Coronavírus vêm desenvolvendo mutações. Ele forma novas variantes e com isso as vacinas também vão evoluindo. No caso desta variante Ômicron e suas subvariantes, as vacinas mostraram que têm um escape vacinal muito grande. Com isso, a Pfizer lançou a vacina bivalente, que serve tanto para as variantes anteriores como para essas novas variantes”, disse o secretário de saúde.

(Foto: Arthur Castro/Secom)

De acordo com a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, é importante que a população fique atenta para a definição do grupo prioritário, que receberá as doses da bivalente da Pfizer neste primeiro momento.

“O público alvo nessa primeira fase é composto por pessoas a partir de 70 anos, pessoas que tenham alguma doença que cause imunossupressão, indígenas que vivam em terras indígenas e pessoas que vivem em instituição de longa permanência, como os asilos”, explicou Tatyana Amorim, que também pontuou os critérios necessários para aplicação de dose da bivalente.

(Foto: Arthur Castro/Secom)

“Para tomar essa vacina é preciso ter no mínimo o esquema básico garantido: duas doses. Então, se eu tomei uma dose e estou no grupo para a bivalente, vou poder tomar? Não. Tem que completar minimamente o esquema básico. Então, temos vacinas disponíveis na rede”, destacou.

Carnaval e saúde

Sobre as festividades de Carnaval, Anoar Samad relembra que a população deve continuar mantendo cuidados preventivos de saúde e enfatiza a importância da aplicação de doses da vacina.

“Agora está chegando o Carnaval. Então se você já tiver a oportunidade de vacinar já fica protegido inclusive para o Carnaval”, concluiu Samad.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =