Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Crianças dos 10 aos 14 anos podem ser vacinadas contra dengue neste sábado

Ao longo da semana a Qdenga é ofertada em mais de 70 estabelecimentos de saúde


O público de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos pode receber a vacina Qdenga, neste sábado (13), nas oito unidades da secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (Semsa) que funcionarão das 8h às 12h.

abril-13_ponstos-dengue-sabado-1

Divulgação/Semcom

Os dados mais recentes levantados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mostram que no total, 24.789 doses da vacina já foram aplicadas, o que corresponde a 15,24% da meta de vacinação em um segmento estimado de 162.708 indivíduos que podem ser protegidos contra a dengue.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, assinala que a abertura das unidades aos sábados tem o objetivo de facilitar o acesso ao imunizante e vai ao encontro da demanda de pais, mães e demais responsáveis que durante a semana estão envolvidos com a rotina de trabalho e não têm tempo para levar seus filhos e familiares para se proteger da infecção causada pela dengue, que tem sido alvo de preocupação para as autoridades de saúde em todo o país.

“A Semsa sempre abre suas unidades aos sábados porque sabemos que muitas vezes a correria da semana impede que as crianças sejam imunizadas. Pedimos que todos façam um esforço para proteger suas crianças e adolescentes com a vacina contra dengue”, salienta.

Seguindo os protocolos orientados pelo Ministério da Saúde, a Qdenga está sendo administrada de maneira isolada nas salas de vacinação da Prefeitura de Manaus, obedecendo intervalos que variam de 24 horas a 30 dias para receber outros imunizantes. O intervalo de 30 dias é necessário para o público que precisa receber imunobiológicos atenuados, como é o caso das vacinas contra Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral.

Outra orientação divulgada pelo Ministério da Saúde é que o imunizante seja ofertado em unidades com maior capacidade de acolhimento ao público, por conta do período necessário (15 a 30 minutos) para observar possíveis processos alérgicos.

Ao longo da semana a Qdenga é ofertada em mais de 70 estabelecimentos de saúde, cujos endereços e horário de funcionamento podem ser conferidos por meio do link: https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Confira as unidades de saúde em funcionamento neste sábado, 13/4

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1
USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =