Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Começa elaboração de protocolo para inserção do DIU na Atenção Primária

Nas próximas etapas, os ginecologistas da rede que realizam a inserção do DIU irão contribuir com a construção do protocolo


A Prefeitura de Manaus deu início ao processo de elaboração do protocolo municipal para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), um dos métodos contraceptivos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O documento irá padronizar o fluxo de atendimento nas unidades básicas que ofertam o serviço, aprimorando o acesso das mulheres.

(Foto: Divulgação)

Profissionais da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher se reuniram na sede da Semsa, nesta sexta-feira, 22/7, com a professora do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutora Ione Rodrigues Brum. Nas próximas etapas, os ginecologistas da rede que realizam a inserção do DIU irão contribuir com a construção do protocolo, que terá como base as recomendações instituídas pelo Ministério da Saúde.

“Ao padronizar o processo de trabalho, teremos uma melhora no acesso das mulheres, já que todas as unidades irão trabalhar da mesma forma e solicitar os mesmos exames. Além disso, o protocolo para inserção de DIU será institucionalizado na Secretaria Municipal de Saúde, e facilitará o entendimento tanto dos médicos que temos hoje quanto dos próximos que virão”, informou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Marques de Freitas.

Lúcia explica, ainda, que a secretaria disponibiliza a inserção do DIU em oito unidades de saúde, mas trabalha para ampliar esse número. O DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal, com índice de eficácia acima dos métodos hormonais e de métodos de barreira (preservativos) para evitar gravidez indesejada.

Ione Brum destacou que algumas questões precisam ser observadas com cuidado em relação a possíveis complicações e contraindicações. “Nós vamos incluir os colegas ginecologistas nessa discussão para criar esse protocolo, para que todos falem a mesma linguagem e atendam às mulheres manauaras da melhor forma possível”, afirmou.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, ressaltou que a oferta do DIU de cobre é um grande ganho para a população manauara, porque traz uma alternativa às mulheres que possuem contraindicação para métodos contraceptivos hormonais. O serviço faz parte das ações de planejamento familiar da secretaria.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 11 =