Manaus,
×
Manaus,

Registrando

Exposição de Zezinho Corrêa: um presente para Manaus

A mostra está aberta ao público a partir deste domingo (24) às 16h e permanece em exibição na Casa Luppi durante 30 dias


No dia do aniversário de Manaus, a cidade ganha uma exposição que conta a história de um dos artistas mais expoentes da cultura amazonense e que teve a vida interrompida pelo coronavírus. Com a pré-estreia na noite de sábado (23), “Amazonas, Rio da Minha Vida – A Arte de Zezinho Corrêa” movimentou a Casa Luppi, no Centro de Manaus. A partir deste domingo (24), a exposição abre ao público, das 16h às 21h, com entrada gratuita.

Representando o Governo do Amazonas, o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enfatizou a importância de Zezinho Corrêa para o Amazonas. “Conhecer sobre o Zezinho, é conhecer sobre a cultura do nosso Estado, da nossa cidade. Não há quem escute a música do Zezinho e não recorde de uma passagem de sua vida, de alguma emoção, porque ele trazia isso para gente. E nessa exposição percebemos o quanto ele era atuante. Um artista eclético e completo, sensível e humilde. Certamente, o Zezinho foi a maior perda que tivemos neste período da pandemia, a que mais impactou. Foi um símbolo que nós perdemos. Que a exposição alcance todos os objetivos”, enfatizou o secretário.

Luppi Pinheiro e secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz

Também esteve presente na pré-estreia, o secretário da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), Alonso Oliveira, além de empresários locais, grandes nomes da classe artística, imprensa, familiares e amigos de Zezinho Corrêa.

Iniciativa

A exposição tem curadoria de Mário Pollari e a direção geral e produção é assinada por Luppi Pinheiro. Um acervo de mais de 1.500 itens se distribui em ambientes que narram a história do artista, desde a infância, a atuação no teatro, a religiosidade em evidência, os figurinos sempre autênticos, enaltecendo a cultura do Amazonas e o sucesso do grupo Carrapicho pelo mundo.

 

 

 “Todo acerto pertencia à casa de Zezinho, então a ideia foi montar um exposição onde as pessoas sentissem a presença dele, pudessem tocar nas roupas, acessórios, ver de perto registros fotográficos. Eu precisava compartilhar tudo isso com os fãs dele e manter a memória deste artista sempre viva”, disse Luppi Pinheiro.

Pré-estreia da exposição contou com autoridades, familiares e amigos do artista

O filho de Zezinho, Olin Corrêa, também deixou a emoção transparecer e falou sobre a importância da exposição. “Não tive a oportunidade de assistir ao sucesso do grupo Carrapicho, pois eu não era nascido. Mas eu conheci ‘Zezinho Pai’ que ninguém conheceu. Então essa exposição traz muitas lembranças, fotos em família, o que nos emociona muito. Eu agradeço pela iniciativa do Luppi Pinheiro em homenagear meu pai e nos sentimos muito honrados por ele ser tão querido por todos”, finaliza Olin.

Serviço

Exposição “Amazonas Rio da Minha Vida – A  Arte de Zezinho Corrêa”

Onde: Casa Luppi – Rua Ferreira Pena, 139, Centro de Manaus

Hora: das 16h às 21h

Entrada: gratuita

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 19 =