Manaus,
×
Manaus,

Teatro

“Casa cheia” na abertura do 25° FAO

“O contractador de Diamantes” reestreia após 60 anos


Na noite desta sexta-feira (21), o Teatro Amazonas foi palco da abertura do 25° Festival Amazonas de Ópera (FAO). Com a casa lotada, o publico pode prestigiar a obra “O contractador de Diamantes”, o compositor brasileiro Francisco Mignone, ópera que faz sua reestreia em solo brasileiro, após 60 anos longe dos palcos do país.

Foto: Márcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Baseada na peça de Afonso Arinos, “O contractador de Diamantes”, trata da exploração das minas de diamantes no interior mineiro no século 18. A obra, que faz sua reestreia, foi apresentada no Brasil, apenas duas vezes, em 1924 em São Paulo e, nos anos 50, no Rio de Janeiro.

Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa, destacou a relevância do FAO no país e no mundo, mas principalmente, para a cadeia de profissionais locais envolvidos, diretamente e indiretamente, na construção do festival.

“A importância de chegarmos a 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera, inclusive um festival que se mostra diferente pela forma e estrutura que ele apresenta, tem fundamental importância não só para cultura, pela vocação do Teatro Amazonas, que é um teatro de ópera, mas pela capacidade que ele tem de promover o estado do Amazonas a nível nacional e mundial, mas também pela capacidade de trabalho, oportunidade e renda, então a gente chega a esse festival, com muitos profissionais envolvidos e toda uma cadeia econômica também sendo beneficiada a partir desse incentivo e investimento do governo”, declarou Muniz.

Cenário (Foto: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Sobre a ópera de abertura, Muniz conta que acompanhou as etapas de produção e falou sobre a importância da parceria na reestreia deste grande espetáculo após 60 anos.

“Estou conferindo desde o primeiro momento, do estágio de produção, temos um cenário lindo, extraordinário, um dos mais bonitos que já foram montados neste palco, produzido 100% aqui no estado do Amazonas, numa coprodução com o Teatro Municipal de São Paulo, ou seja, a gente abre as fronteiras, e depois do espetáculo ser apresentado aqui, ele segue para São Paulo para se apresentar nessa importante casa de espetáculos”, finalizou Muniz.

Flávia Furtado, diretora executiva do FAO, em conversa com o Portal MZM, contou um pouco sobre as expectativas para a 25° edição do festival e destacou a qualidade dos artistas e produção local.

“Esse ano é uma comemoração muito especial, 25 anos de um projeto ícone pra ópera no Brasil, as expectativas são as melhores do mundo, vamos ter o mundo inteiro olhando aqui pro festival. O FAO é muito especial, temos um maestro que é o maior especialista em óperas na américa-latina, isso atrai muito os olhares do mundo, costumo brincar dizendo que a primeira vez pra chamar um crítico internacional é muito fácil, mas pra você chamar ano após ano e todos largarem tudo o que estão fazendo na Europa ou Estados Unidos e vir pra cá, acompanhar o festival, isso é a qualidade artística do que é apresentada dentro do Teatro Amazonas”, disse Furtado.

(Foto: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Elizabeth Catanhede, nova diretora do Teatro Amazonas, disse ser uma alegria exercer essa função durante o festival de ópera que atrai olhares do mundo inteiro.

“São 25 edições do festival, temos um amadurecimento muito grande, técnico e artístico, contamos uma equipe que já se acostumou a trabalhar e a receber esse grande público e as pessoas também aprenderam a amar o festival, tanto que hoje (21) temos casa superlotada, todos os ingressos foram esgotados para a recita de hoje (21)”, disse Catanhede.

Público aplaude ópera de pé (Foto: Márcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + vinte =