Manaus,
×
Manaus,

Empreender

Sebrae anuncia novo escritório em Presidente Figueiredo para apoio ao empreendedorismo

Após iniciar Plano de Ordenamento Turístico, serviço agora terá local próprio para cursos e palestras a pequenos empreendedores


Com alto potencial turístico e empreendedor, Presidente Figueiredo será mais um município amazonense a ter um escritório próprio do Sebrae. A estrutura tem entrega prevista para 2023 e irá auxiliar pequenos empreendedores a impulsionarem a economia local, que já apresenta o segundo maior Produto Interno Bruno (PIB) per capta do estado, segundo levantamento do IBGE de 2019.

(Foto: Divulgação)

São R$ 26.395 no cálculo para cada um dos quase 40 mil habitantes de Presidente Figueiredo, o que representou um crescimento de 13,25% em relação a 2018 e o segundo lugar no ranking do Amazonas. É o terceiro maior PIB industrial do estado, com agricultura notável, mas sobretudo uma região onde o ecoturismo se notabiliza em escala nacional.

É nesse contexto que o Sebrae Amazonas chega para reforçar o apoio ao empreendedorismo figueiredense com sede própria. E mesmo antes do escritório, o trabalho em parceria com a prefeitura está adiantando. Isso porque o Sebrae presta consultoria para o Plano de Ornamento Turístico e do artesanato, para levantamento de potencialidades da região.

Voucher turístico

Um dos envolvidos nesse processo é o proprietário da Natal Falls Camping & Lounge, Jones Oliveira, que oferece atividades de camping e ecoturismo em sítio banhado pelo Rio Urubu. “Foi maravilhoso ver a gente se organizar, apresentar demandas e possíveis soluções. Temos planos para a criação de um voucher que organize a entrada do turismo, além de demandas de infraestrutura”, observou.

Previsto no plano de ordenamento, o voucher turístico realiza o controle dos fluxos de turismo dos atrativos, assegurando a preservação do ecossistema, os valores acordados pelos produtos turísticos e a segurança do visitante, além de regulamentar a relação entre as agências de Presidente Figueiredo.

O sistema é semelhante ao adotado em estados do Nordeste, onde há um mercado consolidado de pacotes de viagens. Ainda em fase de planejamento, ele demanda a criação de projeto de lei e envolvimento dos empresários do setor.

Solenidade

O lançamento da pedra fundamental do escritório do Sebrae em Presidente Figueiredo reuniu na manhã desta sexta-feira, 4/11, autoridades, como a prefeita Patrícia Lopes e vereadores, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenço, além da diretora superintendente Lamisse Said, homenageada com o nome do prédio que será construído.

“É uma grande emoção e alegria. Entrei no Sebrae muito jovem, há 32 anos, e essa homenagem vem coroar o sucesso de três diretoras mulheres em 50 anos de Sebrae, pela primeira vez numa gestão”, destacou Lamisse, ao se referir também à diretora técnica Adrianne Gonçalves e à diretora administrativa e financeira Ananda Carvalho.

“Figueiredo é o segundo PIB do estado, então precisava de um Sebrae para ampliar a atuação, levando ao objetivo da interiorização, pois, antes, trabalhávamos aqui em ações pontuais”, disse.

Muni Lourenço ressaltou o papel da nova unidade e agradeceu à prefeita Patrícia pela doação do terreno, na Rua Amazonas. “Estamos lançando essa pedra fundamental para o Sebrae passar 365 dias do ano lado a lado com a população de Presidente Figueiredo, apoiando e somando forças com a Prefeitura, com a Câmara Municipal e a sociedade”, ressaltou.

Já Patrícia Lopes reforçou o papel do Plano de Ordenamento Turístico e os benefícios de uma estrutura própria do Sebrae em Presidente Figueiredo. “Será mais um marco importante para o desenvolvimento do município, que deve passar a viver do turismo, e ter a sede própria do Sebrae aqui fortalece, porque as pessoas terão ainda mais oportunidades de usufruir dos mesmos serviços oferecidos na capital”, vislumbrou.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − um =