Era tarde nublada em São Paulo (SP) quando o estilista Lucas Leão apresentou sua nova coleção, intitulada “Coração Suburbano”, na passarela montada no Shopping Iguatemi, localizado em um dos centros financeiros mais importantes do País. Com sala cheia e disputa pelos melhores lugares, imprensa e convidados dos mais diversos níveis se amontoavam para ver as criações de um dos nomes promissores da moda nacional.
Com um trabalho primoroso, Lucas Leão ascendeu graças às peças criativas e escultóricas, que chamavam atenção aos detalhes milimetricamente construídos. Mas não foi isso que o público ansioso viu, em suma, na última coleção.
Na verdade, o trabalho primoroso permaneceu – e até se exaltou. Mas peças de alfaiataria chique e bem encaixadas ao corpo foram mais exploradas que as esculturas grotescas, e delicadas composições de flores feitas à mão apareceram como molduras para a diversidade. Modelos mais soltos fizeram um tributo à Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o estilista cresceu, e camisas, tricôs e calças remeteram às raízes da família de alfaiates, com glamour e um toque de delírio. Foi um passeio e tanto!
Disney: programa de família
Outros cariocas que foram destaque no SPFW N58, Thomaz Azulay e Patrick Doering, que encabeçam a The Paradise, conseguiram misturar o universo mágico da Disney a um dia de verão tropical no Rio.
Na coleção em homenagem aos 90 anos do desenho Pato Donald, as estampas em pegada pop – várias feitas com o auxílio de inteligência artificial – ganham vida em peças ultraleves e tecidos naturais, combinadas a outras sustentáveis, como a viscose biodegradável. O charme fica por conta das Havaianas estilizadas, com amarração no tornozelo, e outras aplicações de acessórios em tons dourados, que são vistos aos montes nos vários estilos cariocas.
Um dos pontos altos do desfile certamente foi a abertura da passarela pela apresentadora Fernanda Lima, seguida dos filhos gêmeos, Francisco e João Hilbert, que estrearam como modelos. O final foi lindo e mágico, como um bom filme da Disney.
Novo chic, sempre atemporal
Dois anos depois de apresentar suas coleções apenas em vídeo, À La Garçonne retorna ao SPFW para um desfile clássico, guiado pelo fundador e diretor criativo Fábio Souza. Ao resgatar traços cultos e elegantes em suas composições, a marca celebra 15 anos de existência através de peças que remontam essa história, numa paleta de cor bem minimalista e estampas ou grafismos icônicos – é o caso da corda, o quadriculado e os apliques em prata.
Estreia da Cunhã
A marca Isaac Silva retornou às passarelas do São Paulo Fashion Week, consolidando sua trajetória de sucesso com “Celebração”, a nova coleção desenvolvida sob a chancela da Chandon Brasil. Através de peças que remetem a momentos festivos – réveillon, aniversário, carnaval – e cores típicas de algumas datas – branco, preto, dourado –, a marca exalta a diversidade de corpos e etnias, com ênfase nas culturas Nortista e Nordestina.
E é representando o Norte que Isabelle Nogueira, Cunhã-Poranga do contrário e ex-BBB, apareceu em um look bordado à mão e em tons terrosos. No backstage do SPFW, a figura mítica falou com exclusividade ao Fila A sobre a felicidade de estrear dessa forma na maior semana de moda da América Latina.
“Eu nunca tinha tido a oportunidade de estar aqui. Eu já conhecia os produtos da Isa, maravilhosa e aguerrida, e tenho em minha casa. Mas o contato veio desse mundo de networking que a gente vive, e a aproximação [se deu] por levantarmos a mesma bandeira, de representação do Norte, do Nordeste, de lutar pelo nosso espaço”, disse.
“A Isa quis trazer diversidade para o desfile. Diversidade de corpos, de espaços, de resistências, de várias bandeiras… E é com muita alegria que eu faço parte disso”, completou Isabelle, que foi a segunda a desfilar na passarela, guiada por Tasha Kaiala que vibrava perguntando: “Dou you have axé?”. Foi lindo de ver e eu acho que a gente tem que celebrar mesmo quando um de nós nos orgulha assim.