Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Seminário debate avanços após abertura do mercado de gás do Amazonas

Em março, governador Wilson Lima sancionou o novo marco regulatório do gás natural no estado


O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (16/09), do seminário que reuniu representantes de empresas que atuam no mercado do gás natural  no Amazonas. No encontro, foram debatidos os avanços alcançados após o governador sancionar o novo marco regulatório do gás natural – Lei nº 5.420, de 17 de março deste ano. O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus.

(Foto: Lucas Silva/Secom)

Na oportunidade, Wilson Lima anunciou uma nova campanha para incentivar os motoristas a adaptarem seus veículos para o uso do gás natural veicular (GNV) como combustível, uma opção menos poluente e de rendimento superior.

Durante a programação, o governador Wilson Lima entregou duas licenças para a empresa Eneva, que atua no campo de Azulão, no município de Silves, área de reserva de gás natural, e representada no evento pelo diretor de Relações Institucionais, Marcos Cintra. Uma das licenças é para a instalação de uma nova termelétrica e outra é para a construção de uma linha de transmissão que interliga a usina ao Sistema Nacional de Energia.

No seminário, representantes do segmento apresentaram o cenário do mercado de gás natural e planos de expansão e consolidação das operações no estado.

A exploração do campo de Azulão é um dos avanços. A área foi declarada comercial em 1997 e passou mais de 20 anos sem produzir devido à falta de competitividade tributária e regulatória. Um cenário que mudou a partir do início da nova gestão com a definição de um modelo de tributação, em 2019, e, também, com o novo marco regulatório.

Linha Azul

Um dos temas que também foi discutido durante a reunião é a chamada “Linha Azul”, que será a possibilidade de ir de Manacapuru a Itacoatiara usando o GNV como combustível. Para isso, será necessário que postos de combustíveis instalados nesse percurso abasteçam com gás natural veicular. Além do GNV ser menos poluente, haveria economia no custo total de deslocamento, uma vez que o gás natural tem custo menor para os motoristas em relação a outros combustíveis.

O Governo do Amazonas já trabalha para garantir a qualidade das estradas ao longo de todo esse percurso. A duplicação da rodovia AM-070, que liga Manaus a Manacapuru, será concluída neste ano. As obras de modernização da AM-010, que liga a capital a Itacoatiara, já começaram. A previsão é que 100 quilômetros sejam entregues até o fim deste ano e que toda a rodovia seja concluída no fim do ano que vem.

Além disso, no perímetro urbano de Manaus, a segunda e última etapa do Anel Sul – que tem início no Viaduto Lydia da Eira Corrêa, na avenida Torquato Tapajós, e segue até o início da Avenida Santos Dumont – também será entregue neste ano.

E ainda, em Manaus, o número de postos que abastecem com Gás Veicular Natural (GNV), vai aumentar de três para sete. Cinco dos novos postos estão prestes a iniciar a operação.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =