Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Manaus abre programação do ‘Outubro Rosa’

A abertura do evento reuniu representantes municipais, estaduais da área da saúde e de organizações ligadas ao combate ao câncer de mama


A Prefeitura de Manaus abriu oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 30/9, na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (Muma), a campanha “Outubro Rosa”, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta contra o câncer de mama. Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar o atendimento às mulheres em todas as unidades básicas da capital, com ações educativas e serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença.

(Foto: Divulgação)

A abertura do evento reuniu representantes municipais, estaduais da área da saúde e de organizações ligadas ao combate ao câncer de mama. Representando a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a diretora de Atenção Primária (DAP), Sonja Ale Farias, destacou que a luta contra o câncer de mama é um compromisso da Prefeitura de Manaus, que tem se esforçado para a aprimorar a oferta de serviços para os usuários da Rede de Atenção Primária.

A programação do Outubro Rosa terá oferta de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Móvel, instalada na praça Dom Pedro II, incluindo consultas e exames, durante 14 dias, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. O evento tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que também disponibilizará uma unidade móvel no local para apoiar o evento, com ações sociais voltadas ao público feminino.

“Estaremos ofertando em nossa unidade móvel exame clínico das mamas, solicitação para mamografia, testes rápidos para detecção de sífilis, HIV, hepatites virais, vacinas contra a Covid-19, vacina contra hepatite B e antitetânica, consultas médicas e de enfermagem. O objetivo do Outubro Rosa é sensibilizar a população sobre um problema de saúde pública que tem um grande impacto na sociedade e também estimular a população feminina a procurar as nossas unidades para acesso ao exame clinico das mamas e à mamografia”, ressaltou a chefe em exercício da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Gerda Costa.

Gerda acrescentou que a oferta de exames citopatológicos, para a identificação de sinais sugestivos de câncer do colo do útero, também será intensificada em todas as unidades da Semsa. O público prioritário são mulheres e homens trans na faixa etária de 25 a 64 anos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dez =