Manaus,
×
Manaus,

Medicina

SES-AM e FVS-RCP reforçam orientações para vacinação de grávidas e puérperas

Nota técnica orienta a imunização deste grupo independentemente da existência de doenças pré-existentes


O Ministério da Saúde (MS) emitiu novas recomendações para a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas. Nota técnica enviada aos estados e municípios na terça-feira (06/07) orientou a imunização deste grupo independentemente da existência de doenças pré-existentes e manteve a exigência de prescrição médica.

(Foto: Herick Pereira/Secom e Arthur Castro/Secom)

A vacinação deverá ser realizada com imunizante sem o vetor viral em sua composição, conforme orientação do MS. Obedecendo também o intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid e a da influenza. As gestantes vacinadas contra o novo coronavírus dentro desse prazo, já podem providenciar a imunização contra a influenza.

“O Ministério da Saúde indica a vacinação de grávidas e puérperas com as vacinas da CoronaVac ou Pfizer e preconiza não só para gestantes, mas para toda a população que tome outras vacinas, por exemplo da influenza, com a diferença de, pelo menos, 15 dias, entre a vacina da Covid e a vacina tomada naquele momento”, disse a enfermeira.

Outras recomendações 

A vacinação contra a Covid-19 poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestão. Para aplicação da vacina deverá ser exigido prescrição médica.

(Foto: Herick Pereira/Secom e Arthur Castro/Secom)

As gestantes que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca devem aguardar o término do puerpério, período de 45 dias após o parto, para a administração da segunda dose do mesmo imunizante, conforme orientação do MS.

O Ministério da Saúde reiterou, na quinta-feira (08/07), que não está autorizado no país a combinação de vacinas, intercambialidade, receber a primeira dose de uma vacina seguida da segunda dose de outra.

“Não tem estudo suficiente que respalde esse tipo de conduta. Se tomou a primeira dose de uma vacina, tem que tomar a segunda dose do mesmo fabricante”, enfatizou Almeida

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =