Em reality inédito para crespos e cacheados, a apresentadora Jojo Todynho mediou uma conversa honesta sobre processos de auto aceitação. Na dinâmica, os participantes do programa, Sthefane Matos, Natalia Deodato, João Pedrosa, Elana Valenaria, Rízia Cerqueira e Lumena Aleluia puderam compartilhar suas histórias e suas inspirações, que os ajudaram a passar por esse processo.
Natália Deodato falou como foi muito difícil se aceitar por conta do vitiligo e que precisou passar por vários exames rotineiros ainda adolescente para entender o que tinha. Contou que sofreu muito preconceito, ouviu diversos comentários maldosos e acabou ficando agressiva por conta disso, como um processo de autodefesa. O que ajudou ela a se aceitar foi a arte e a música – disse que esse universo a libertou, pois era um lugar diferente dos que frequentava antes, onde podia ser ela mesma.
Já a participante Rízia Cerqueira comentou sobre a dificuldade para aceitar as críticas negativas sobre o seu corpo e disse que chegou a emagrecer um tempo atrás por pressão dos outros. Explicou que seu processo de aceitação é diário e contou que a transição capilar foi essencial nesse processo de redescoberta. Também falou sobre como é muito difícil trabalhar com mídia sendo uma mulher preta e gorda, mas que é muito inspirador ver mulheres como a Jojo ocupando esses espaços. “Quando vi ela na TV pela primeira vez, pensei: se ela pode, eu também posso”. Por fim, disse que, apesar da pressão, não pretende fazer cirurgias plásticas e acha que esse assunto precisa ser tratado com muita responsabilidade, porque é coisa séria.
A influenciadora Sthefane Matos contou que começou muito nova na internet, aos 15 anos, então era bem difícil lidar com os comentários negativos. Quando engravidou aos 19, falou que o público começou a comentar muito sobre suas mudanças corporais, o que fez com que ela passasse por uma lipo logo que parou de amamentar. Resolvido isso, Sthefane disse que começaram a falar sobre seu nariz, e que isso começou a ser uma questão para ela ao ponto de se submeter a uma cirurgia que deu errado e que lhe causou vários problemas no pós-operatório.
Aliviada, ela disse que conseguiu superar depois de algum tempo e falar sobre o assunto nas suas redes sociais, onde recebeu muitas mensagens de apoio e de pessoas falando que foram inspiradas por ela e desistiram de fazer a cirurgia depois dela compartilhar sua história.
O reality “Clube Seda Boom 72” acontece até segunda, 24 de outubro, na Rua Amador Bueno, 292, Santo Amaro, com transmissão ao vivo pelo Youtube de Seda.