Manaus,
×
Manaus,

Entretenimento

Aliança Francesa Manaus traz Stracho Temelkovski para show gratuito no Teatro Amazonas

Apresentação do multi-instrumentalista e beatboxer ocorre dia 30 de outubro, às 19h, e faz parte dos festejos de 50 anos da instituição no estado


O Teatro Amazonas será palco da apresentação gratuita do multi-instrumentalista e beatboxer, Stracho Temelkovski, dia 30 de outubro, às 19h. O evento faz parte da comemoração dos 50 anos da Aliança Francesa Manaus, sendo a vinda do artista fruto de uma parceria da Embaixada da França no Brasil, do Institut Français, do CNM / Centre National de la Musique, da SPEDIDAM e da cidade de Grenoble.

(Foto: Divulgação da assessoria)

A presidente do Comitê da Aliança Francesa de Manaus, Claudia Mendonça, orienta que, as pessoas que desejam garantir lugar no evento, antecipadamente, devem entrar em contato com a instituição através dos telefones (92) 99481-1643 (WhatsApp), (92) 3308-6057 (Fixo) ou pelo email [email protected].

“Como a entrada é gratuita e não teremos convites físicos, é importante que os interessados que queiram garantir presença, o façam por meio dos contatos que estamos divulgando. Será uma excelente oportunidade de assistir ao show deste renomado artista francês, em turnê, pelo Brasil e de forma gratuita”, disse Claudia Mendonça.

O show instrumental solo de Stracho Temelkovski tem músicas inspiradas na tradição dos Balcãs e de outras, tanto eruditas, quanto populares. Em sua performance, Stracho executa um ou mais instrumentos ao mesmo tempo, dentre os quais, bandolim, viola, baixo e percussão.

Stracho Temelkovski é um multi-instrumentista e beat-boxer Francês com origem na região dos Balcãs (Península Balcânica), na Macedônia. Ainda jovem, aprendeu sozinho a tocar guitarra, depois baixo, percussão, sampling e programação. Ficou fascinado com as improvisações de solistas de jazz de bandas de metais dos Balcãs, e o seu primeiro grupo, fundado quando ele tinha 15 anos, misturava jazz funk e dub com sons da Europa do Leste.

Em 2003, Stracho substituiu o baixista de jazz americano Steve Swallow em shows com o galego Antonio Placer. Foi com Placer que ele desenvolveu a versatilidade instrumental que viria a ser a sua verdadeira marca registrada.

Outras colaborações seguiram-se, incluindo a banda franco argelina Gnawa Diffusion e o pianista cubano Omar Sosa.

Filantropia

Stracho é muito envolvido nas redes culturais e projetos da região onde mora na França. Além do seu trabalho com escolas e bairros locais, ele tem oferecido oficinas nas prisões há vários anos.

O primeiro vídeo de seu álbum Saudade des Baumettes foi inspirado por uma parceria que realizou com uma prisioneira cabo-verdiana da prisão de Baumettes, em Marselha.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 14 =