Manaus,
×
Manaus,

Startup francesa recicla pele de peixe em artigos luxuosos

Conheça a Ictyos, a nova aposta do conglomerado de luxo LVMH


Que o couro é sinônimo universal de luxo e requinte, isso ninguém discute. Historicamente, no próprio Amazonas, a pele do pirarucu já era utilizada para fazer diversos artigos domésticos e de uso social, chegando até a ser eleito um dos melhores materiais sustentáveis para se trabalhar, ganhando um prêmio internacional em 2017.

ICTYOS x Karl&Max (Foto: Reprodução/Instagram)

Pensando em tudo isso, a francesa Ictyos uniu o luxo à sustentabilidade e começou uma tendência que recicla peles de peixe que acabariam indo para o lixo, transformando-as em carteiras, cintos e sapatos delicadamente finalizados à mão. Tudo isso sob a chancela do maior conglomerado de moda de luxo do mundo, sediado em Paris (França), detentora de marcas como Louis Vuitton e Chistian Dior – a LVMH.

Na oficina de sua empresa, que fica também na cidade francesa de Lyon, Benjamin Malatrait – um dos três amigos que fundou a Ictyos – disse em entrevista o quanto esse visual de mescla entre materiais industrialmente produzidos e o couro deixam a peça com aspecto “bastante exótico”. “A pele de salmão, por exemplo, tem elasticidade e delicadeza em menos de meio milímetro de espessura, mas com uma resistência que é quase equivalente ao couro de vaca”, explicou a um grande portal.

ICTYOS x Jean Rousseau Paris (Foto: Reprodução/Instagram)

Cofundadores da Ictyos (Foto: AFP/Phillipe Desmazes)

Para tornar-se mundialmente conhecida, a Ictyos permaneceu dentro uma incubadora de startups administrada pela LVMH pelo período de seis meses. Hoje, Malatrait sintetiza os resultados da empresa em cerca de 250 clientes, entre marcas e produtores artesanais, que ainda testam os produtos para uso em pulseiras de relógios, bolsas e roupas.

É claro que o uso desse tipo de material tem que ser feito com responsabilidade e sustentabilidade, até porque as condições do mundo em que vivemos hoje são caóticas, levando em consideração a preservação dos rios e florestas. Mas o que você achou das peças feitas com couro reciclado? Comenta nas nossas redes sociais se você guarda algo assim no armário.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão . Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =