Manaus,
×
Manaus,

Eating With Marcelo

To Bechamel or not to Bechamel, that’s the question

Ser Bechamel ou não ser Bechamel. Eis a questão


Tive a liberdade de usar o título, parafraseando Hamlet, de Shakespare, para contar que o Molho Bechamel, um dos cinco mais famosos do mundo, aparentemente é fácil de fazer, mas, sorry, não é. Tem que ter braço para não parar de mexer a mistura, não deixar empelotar e nem queimar. É, tudo isso e ao mesmo tempo, uma ciência. Conheci essa delícia quando fui residir em Paris, França, e que vinha acompanhado do Croque Monsieur ou Croque Madame. Amei, de paixão. Um clássico de dar água na boca!

Não sabia que os maiores cozinheiros franceses estudam anos e anos para aprimorar esse molho. Eu participei da master-classe do chef de cozinha Wolfang Puck, onde ele ensinou, em um episódio inteiro, a receita de macarrão com queijo ao molho bechamel. Eu, me sentido totalmente chef, fiz o molho, que parecia fácil, mas eu vou continuar com o título!

Estou me aventurando na receita do Molho Bechamel

INGREDIENTES

1 Litro de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de manteiga

2 gemas

1 pitada de noz-moscada

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

As muitas misturas com a colher de arame e não deixar ferver e nem empelotar

Macarrão previamente cozido

Queijo ralado o quanto baste

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela coloque o leite e deixe esquentar. Não pode ferver. Mas tem que mantê-lo quente. Reserve.
  2. Em outra panela, aqueça no fogo e coloque a manteiga, quando estiver completamente derretida, acrescente a farinha de trigo. Com um fouet (batedor de arame) misture bem a farinha com a manteiga, até ficar uma massa. Sempre com o fogo baixo. Com uma concha, vá acrescentando, aos poucos, o leite quente nessa mistura e vai mexendo. A ciência é continuar mexendo o tempo todo. Chega a doer o braço, mas é necessário. Acrescente todo o leite. Vai ficar meio creme, não pode ser tão líquido e nem tão grosso. Se tiver muito encorpado, acrescente mais leite.
  3. Com o molho cremoso, o fogo médio, pegue as gemas e acrescente a mistura. Todo esse tempo a pessoa tem que ficar mexendo, atento, pois o molho na pode queimar nas bordas da panela. Ele é molho branco. Não é bege.
  4. O processo leva em torno de 20 minutos. Pegue uma colher e coloque no molho, depois levante-a, se, no verso da colher o molho estiver envolvendo o verso, ele está pronto. Tire do fogo. Rale um pouco de noz moscada, misture, sal a gosto e pimenta do reino.

Tirando do forno!

MACARRÃO

Cozinhe qualquer tipo de macarrão, coloque em uma vasilha funda e que vá ao forno, e acrescente o molho bechamel, misture e acrescente queijo ralado (qualquer quantidade de queijo). Arruma queijo por cima e leve ao forno previamente aquecido. Fique observando. Quando gratinar, retire do forno. Não deixe secar. Boa sorte. Vai ter coragem de fazer? Manda me dizer! @eatwhitMarcelo

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =